João Eduardo Amaral Moritz - abih-sc diretoria 2009-2010
2010 a 2012

João Eduardo Amaral Moritz

Diretoria Executiva

Presidente: João Eduardo Amaral Moritz

Vice-presidente Executivo: Jean Durieux

Vice-presidente Institucional: Jacob Roque Hartmann

Vice-presidente Caminhos da Fronteira: Carlos Alberto Klaus

Vice-presidente Caminho dos Canyons: Gabriela Vieira Dalle Nogari Ferreira

Vice-presidente Caminho dos Principes: Márcia Moritz

Vice-presidente Encantos do Sul: João Geraldo Della Giustina

Vice-presidente Grande Oeste: Carlos Roberto Klaus

Vice-presidente Rota do Sol: Luis Carlos Gill Nunes

Vice-presidente Serra Catarinense: Rogério Silveira

Vice-presidente Vale do Contestado: Ademir Parisotto

Vice-presidente Vale Europeu: Eduardo Pereira Mello

Diretora Administrativa: Maria Helena Petry Mokowiecky

Vice-Diretor Administrativo: Samuel Koch

Diretor Financeiro: Jean Durieux

Vice-Diretor Financeiro: Renato Ghizoni

Diretor de Planejamento: Luiz Gonzaga de Souza Fonseca

Vice-Diretor de Planejamento: Oscar Fernando Nunes

Diretor de Eventos: Volnei Koch

Vice-Diretor de Eventos: Hugo Pessi Xavier

Diretor de Marketing: Luiz Carlos Nunes

Vice-Diretor de Marketing: Luciano Pereira Oliveira

Diretor de Pequenos Hotéis: Talmir Duarte da Silva

Vice-Diretor de Pequenos Hotéis: Marileia Folster Martins

Diretora de Segmentação: Rômulo Haberbeck de Oliveira

Vice-Diretor de Segmentação: Maria da Glória Della Giustina

Diretor de Qualificação: Cássio Fernando Lopes Peixoto

Vice-Diretor de Qualificação: Eduardo Simas

Diretora de Tecnologia Hoteleira: Rosicler Rieger

 

Delegados:

Rafael Koch

Ivan Cascaes

Paulo Brito (suplente)

Robson Zanatta (suplente)

 

Conselho Fiscal:

Guilherme Petry Makowiecky

Cláudio Pereira Oliveira

Carlos Melim Passoni (suplente)

Aurimar dos Santos (suplente)

Paulo Roberto Caputo (suplente)

 

Conselho Deliberativo:

João Eduardo Amaral Moritz

Edson Ziolkowski

Volnei Koch

Wilson Luiz de Macedo

Luiz Carlos Nunes

 

Conselho Consultivo:

Edson Ziolkowski

Volnei Koch

Geraldo Lizmeyer

Luiz Carlos Nunes

João Moura Neto

 

Depois de uma grande gestão em 2004-2006, João Moritz retornava para a presidência para mais dois mandatos 2009/2010 e 2010/2012. Em sua bagagem uma forte atuação em diversas entidades. Moritz foi membro da diretoria do Rotary, do Clube Doze de Agosto, do Lagoa Iate Clube - LIC, da Associação Catarinense de Engenheiros, do CREA-SC, CONFEA, AEST, ACEST, Federação Nacional de Engenheiros, presidente da Bescval – Besc Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, Secretário de Turismo de Florianópolis no Governo Ângela Amim, Diretor do Hotel Garapuvu, Diretor da ABIH-Nacional e do SKAL-Internacional do Brasil. O então presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina conquistava também, em 2010, o cargo de presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-SC, posto que ocupa até hoje.

A hotelaria do século XXI começava a sentir os reflexos do novo milênio. Era preciso estar conectado e extremamente preparado para satisfazer os desejos dos turistas por meio da prestação de serviços diferenciados, preparados para acolher e encantar, mas acima de tudo, estar online era quase uma obrigação. Em julho de 2009, segundo dados do Ministério do Turismo, 39,1% dos consumidores buscavam na internet as informações sobre viagens no Brasil e 41,5% solicitavam informações a parentes e amigos antes de escolher um destino ou local para viajar. O marketing era mais do que boca a boca, era mouse a mouse.

O cenário mostrava a crescente preocupação dos destinos frente a essa nova realidade onde os modismos são uma constante. Uma avassaladora oferta de novos produtos e serviços surge a cada instante e desafiam a criatividade de quem trabalha com esta atividade. Era preciso investir em treinamento, qualificação, tecnologia e informação. Era preciso se reestruturar para não deixar de ser “top”, se tornar obsoleto e fora de moda.

Acompanhando as tendências, a ABIH-SC criou a cooperativa de compras virtual, reestruturou o site e passou a atualizá-lo periodicamente, investiu no marketing digital com estruturação do banco de dados e envio de e-mail marketing constantes para uma ampla base de contatos captados nas inúmeras feiras. João Moritz manteve o banco de informações com dados da pesquisa de hotéis e taxas de ocupação, adequou o quadro de pessoal às novas necessidades da entidade, padronizou processos e desenvolveu um manual de organização.

As diretorias temáticas e núcleos regionais foram também os grandes responsáveis pela criação de roteiros e a formatação de novos produtos turísticos através do APL (Arranjo Produtivo Local). A fundação da ATHISC - Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina também teve grande apoio da entidade que já possuía um representante do segmento na diretoria desde 1994.

Moritz buscou formas de reduzir impostos e taxas, procurou parcerias que oferecessem formas de  racionalizar os custos dos hotéis, desenvolveu projetos de treinamento para formar novos profissionais para o mercado, bem como, qualificar a mão de obra existente e empregada.

Entre os esforços promovidos pela ABIH-SC aspirando à promoção e a divulgação da hotelaria e do turismo destaca-se a parceria com a Santur na confecção da revista "Santa & Bela Catarina - Roteiros Turísticos Integrados", com a relação dos hotéis catarinenses, a criação dos “Almanaques Turísticos Regionais de Santa Catarina”, com os atrativos de cada uma das regiões e a campanha “Curta Santa Catarina de Verdade” que oferecia descontos de até 70% nas diárias dos hotéis, almejando aquecer a economia nos períodos de sazonalidade.

Visando enquadrar a entidade nas exigências da legislação do novo Código Civil brasileiro e promover a atualização de seu modelo de gestão, a ABIH-SC elaborou e aprovou o texto de seu novo Estatuto Social atendendo, dessa forma, as novas exigências da lei jurídica e democrática do país.

Outros ex-presidentes

ABIH-SC
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.