Florianópolis se prepara para receber “invasão” de turistas na temporada 20252026
19.set.25 | Por: ABIH-SC

Florianópolis se prepara para receber “invasão” de turistas na temporada 2025/2026

Capital terá 85 voos extras na temporada, com partidas de São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte (Foto: Diorgenes Pandini, Arquivo NSC)

Os preparativos para a temporada de verão já começaram em Santa Catarina. Faltando menos de dois meses para a abertura das atividades que marcam a estação, a rede hoteleira, prefeituras e companhias aéreas já se preparam para a chegada dos turistas brasileiros e estrangeiros, que deve ser ainda maior que o registrado no último ano.

É o caso de Florianópolis onde, segundo o subsecretário de Turismo de Florianópolis, Renê Meneses, uma força-tarefa foi montada para garantir infraestrutura, mobilidade e segurança durante o verão.

— Tanto a Secretaria de Turismo, quanto as de Mobilidade, Infraestrutura e Segurança Pública estão unidas na Operação Verão, que prevê ações de Natal, Réveillon e Carnaval. Nosso objetivo é receber o turista com qualidade, oferecendo uma cidade preparada e bem estruturada — explica.

Entre as medidas em andamento, estão a criação de pontos específicos para estacionamento de ônibus de turismo, para evitar congestionamentos, e a expectativa de que obras nos principais acessos, como a SC-401, estejam concluídas antes da alta temporada.

Além da estrutura de mobilidade, a programação cultural também deve atrair visitantes. Meneses adianta que o Réveillon deste ano terá um caráter especial: será dedicado aos 100 anos da Ponte Hercílio Luz, com queima de fogos no monumento e na região continental.

— Vai ser o “Réveillon dos 100 anos da Ponte”, com atrações voltadas para esse marco histórico. A expectativa é de uma celebração ainda maior do que nos anos anteriores — afirma.

A prefeitura também prepara o tradicional acendimento das luzes de Natal na Catedral e na região da Alfândega, além de desfiles na Beira-Mar Norte e programações nos bairros.

Expectativa de turistas

De acordo com o subsecretário de Turismo, o otimismo é reforçado pelo retorno do interesse de estrangeiros, principalmente argentinos e chilenos.

— Participamos recentemente de feiras de turismo na Argentina, e a expectativa do setor é das melhores. Apesar da oscilação cambial, acreditamos que a temporada será bem superior à do ano passado, com grande circulação de recursos em Florianópolis — avalia.

O lançamento oficial da “Operação Verão” deve ocorrer entre os dias 10 e 15 de novembro, quando a prefeitura divulga a programação completa para a temporada.

Aumento de voos em Santa Catarina

Aeroportos também se preparam para atender à alta procura de turistas durante a temporada. A companhia aérea Azul anunciou 226 voos extras entre dezembro e fevereiro, com destino a Navegantes e Florianópolis, partindo de Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo. Serão 142 voos adicionais em Navegantes e 85 na capital catarinense.

Na comparação entre julho de 2025 e julho de 2024, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 3,3%, marcando o 14º resultado positivo consecutivo. Santa Catarina se destaca entre os estados com desempenho sólido, ao lado de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo e Paraná.

SC tem “temporada” antecipada

A menos de dois meses do início da temporada de verão, Santa Catarina já registra aumento significativo no movimento turístico. A antecipação de viagens por compromissos de trabalho e a busca por destinos menos lotados têm impulsionado o setor, que cresceu 5,6% entre janeiro e julho de 2025, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O desempenho acompanha a média nacional, que teve alta de 6,1% no mesmo período, com faturamento de quase R$ 108 bilhões, o maior valor já registrado pela FecomercioSP desde 2012.

O crescimento no Estado puxado principalmente pelos segmentos de hospedagem, alimentação e transporte aéreo, segundo a pesquisa. Hotéis e restaurantes têm registrado aumento de demanda, inclusive por parte de turistas estrangeiros, embora os brasileiros, especialmente da região Sul, ainda representem a maioria dos visitantes.

*Sob supervisão de Luana Amorim

Fonte: NSC Total

Leia também: Setor hoteleiro apresenta demandas ao presidente da Comissão de Turismo da ALESC

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES

ABIH-SC
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.