Turismo de verão em SC cresce e eleva receita do setor em quase 20%
21.mar.24 | Por: ABIH-SC

Turismo de verão em SC cresce e eleva receita do setor em quase 20%

Turismo de verão em SC cresce e eleva receita do setor em quase 20%

Números da temporada mostram queda na presença de argentinos (Foto: Tiago Ghizoni, Arquivo, Diário Catarinense)

Santa Catarina teve um aumento de 6,9% no volume de atividades turísticas em 2023, além de um aumento de receita de 19,8% e um saldo de empregos no setor de turismo de 4.834 vagas. Foram abertos 13.599 novos CNPJs, e destes, 95,8% são de microempresas. Os números fazem parte da Pesquisa de Verão 2023/2024 e foram divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), nesta terça-feira (19).

De acordo com o levantamento, Santa Catarina se tornou o quinto maior portão de entrada de estrangeiros do país, somando as entradas via aérea, marítima, fluvial e terrestre.

Já em termos de perfil dos turistas, a pesquisa observou uma manutenção da idade média dos visitantes, que ficou estimada em 41 anos, com um crescimento maior nas faixas entre 31 a 60 anos de idade.

Houve também um aumento expressivo no número de turistas em excursões, que chegou a 4,7% nesta temporada, impulsionando o tamanho médio dos grupos, que passou de 4 para 5,5 pessoas. Proporcionalmente, as famílias são a maioria entre os visitantes, representando 58,6%.

Já em análise da renda média mensal familiar dos turistas, é perceptível o crescimento dos visitantes que recebem de oito a dez salários mínimos, dez a quinze salários mínimos e acima de quinze salários mínimos, destacando um aumento de turistas das maiores faixas de renda.

Impactos da temporada de verão nos negócios

A Fecomércio analisou as cidades de São Francisco do Sul, Balneário Camboriú, Florianópolis, Imbituba e Laguna. A pesquisa foi feita em duas partes, uma delas com dados que refletem o perfil do turista que busca Santa Catarina como destino de férias e outra com informações fornecidas pelos empresários do setor do turismo, detalhando o impacto da temporada de verão nos negócios catarinenses.

— Essa pesquisa que nós estamos trazendo tem diversos tópicos, porque a gente começa a trabalhar Laguna, vamos até São Francisco do Sul, abrange Florianópolis, abrange Balneário Camboriú, para a gente sentir o termômetro do turista que para cá vem, que é um turista de temporada, um turismo de sol e mar — destaca Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio-SC.

Argentinos são principais turistas estrangeiros de SC no verão, mas número teve queda de 10%
Hélio Dagnoni destacou números da temporada de verão (Foto: Nathalia Fontana, NSC)

O secretário de Turismo do Estado de Santa Catarina, Evandro Neiva, destacou os esforços do Governo do Estado em priorizar o turismo, e a importância da integração de associações como Sebrae e Fecomércio em levantar dados que são usados para o planejamento do setor.

— Quem não trabalhar com números, quem não olhar a movimentação do que está acontecendo, está perdido. O turismo é muito dinâmico, o turismo mudou, o turista mudou, os serviços vinculantes com o turismo mudaram completamente nos últimos anos — afirma Evandro Neiva.

O secretário de Turismo ainda destacou a diversidade do Estado, com destinos que vão da praia à Serra, e a necessidade de divulgar essas particularidades. Ele ainda afirmou que o Governo do Estado também deve divulgar os números da temporada na última semana do mês.

Argentinos são principais turistas estrangeiros de SC

Os números da temporada de verão 2023/2024 mostram ainda que os argentinos continuam sendo os turistas estrangeiros que mais visitam Santa Catarina. Contudo, a situação mudou na última temporada, com uma queda de 10% em comparação com a temporada anterior e com a média história estadual.

Ao todo, 82,7% dos visitantes que curtiram o verão catarinense são brasileiros. Dos 17,3% de estrangeiros, os “hermanos” representam 11,3%, ainda maioria consolidada no Estado.

Depois, vêm os uruguaios, com 2%, seguidos de paraguaios e chilenos, ambos com 1,7%. A vinda de turistas do Chile registrou um aumento significativo em comparação com o ano anterior, quando eles representavam somente 0,2% dos turistas.

Outro destaque é um leve aumento no número de turistas europeus nesta temporada, impulsionado também pela ampliação de rotas que conectam cidades catarinenses ao exterior.

Fonte: NSC Total

Leia também: Reunião na SETUR Confirma Participação no 35º Encatho & Exprotel!

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES

ABIH-SC
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.