24.jun.21 | Por: ABIH-SC

Pousada de Florianópolis ameniza impacto da Covid-19 nos negócios com investimento em tecnologia

Um dos segmentos mais impactados pelos efeitos econômicos da pandemia de Covid-19, a hotelaria agoniza desde que as restrições a deslocamentos e aglomerações fizeram despencar as atividades de turismo, lazer e negócios, em praticamente todo o planeta. Mas há ilhas de sobrevivência e recuperação no horizonte. Ranqueada no Trip Advisor como uma das melhores da categoria em Florianópolis (SC), a Pousada Ilha Faceira, no Campeche, apostou na aproximação com o setor de saúde para encontrar uma resposta na tecnologia a fim de se antecipar a uma mudança no comportamento dos clientes. O acerto da estratégia se reflete nos números.

Nos três primeiros meses de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o empreendimento familiar conseguiu absorver parte dos prejuízos decorrentes da crise sanitária mundial. E até ensaiar uma recuperação nos índices de ocupação afetados pela fuga de hóspedes e as limitações impostas por decretos governamentais. Em janeiro, o recuo foi estancado em aproximadamente 11%. Em fevereiro, a queda já foi amenizada para menos de 0,5%. E em março, o ciclo foi revertido e apresentou alta de quase 5%.

Ao observar os sinais emitidos pelo público desde que a pandemia atingiu o Brasil, há pouco mais de um ano, os proprietários da Ilha Faceira investiram na qualificação dos processos de higienização e limpeza. O novo critério prioritário para a escolha da hospedagem, a julgar pelas manifestações dos próprios clientes nas plataformas de avaliação e no momento de reserva das diárias, é a sensação de segurança sanitária. A limpeza, à frente de localização e conforto, por exemplo, aparece como atributo mais destacado pelos hóspedes – junto com o atendimento – no momento de definir a compra.

“Logo que chegou a pandemia, ficamos quase quatro meses fechados. E decidimos aproveitar o tempo para pesquisar formas de reabrir com segurança para os clientes, os colaboradores e a nossa própria família, que também trabalha aqui. No contato com o setor de governança hospitalar, descobrimos a esterilização de ambientes com raios UV-C. Já trabalhávamos com outros recursos, mas este foi o primeiro equipamento que encontramos com laudo técnico comprovando a eficácia. Quando falamos da nossa política de segurança sanitária, percebemos a confiança do cliente. Eles ficam encantados”, revela Kleiton Costa, que administra a Ilha Faceira ao lado da mulher, Juliana Campos Büchele. Desde o início de 2021, o empreendimento familiar vem adotando um sistema de esterilização de ambientes por meio de raios UV-C. A emissão de luz corresponde a uma das três categorias de raios ultravioleta e é capaz de eliminar de quaisquer superfícies – incluindo a água e o ar – até 99,99% dos micro-organismos patogênicos. Entre eles, o vírus da Covid-19.

Os empreendedores, após uma série de conversas e minuciosa sabatina, fecharam a aquisição do produto com a UV-PRO, empresa do Grupo Rivatti instalada em Caxias do Sul (RS), mas que envia os esterilizadores para todo o Brasil a partir de um Centro de Distribuição em Navegantes (SC). O modelo escolhido foi o UV150, capaz de cobrir uma área de 80m2. Sem deixar resquícios ou dejetos. Há cerca de três meses, o aparelho é utilizado na Ilha Faceira em sistema de rodízio entre os diferentes ambientes da pousada: salão do café-da-manhã, cozinha, recepção, apartamentos e depósito. Sempre no turno oposto ao de maior movimento em cada local. Nenhum contágio foi registrado entre a equipe de 10 funcionários, seis integrantes da família e cerca de 300 hóspedes, em média, a cada mês.

“Somos muito críticos. Pesquisamos muito antes de comprar. Para nós, foi determinante a atenção que recebemos da empresa desde o primeiro contato. A assistência e a facilidade de diálogo que encontramos na UV-PRO foram decisivas. Estamos muito felizes com a compra, satisfeitos com o funcionamento e confiantes de que o equipamento tem sido um diferencial para a limpeza, a segurança sanitária e as vendas da pousada”, conclui Costa.

Sobre o Grupo Rivatti

Com sede administrativa em Caxias do Sul (RS) e há 15 anos no mercado, o Grupo Rivatti é controlador das marcas Rivatti Móveis, Renna Componentes para Móveis, Pix Iluminação, Pix Construção, UV-PRO, Monobox Contêineres e Metalfox Fundição, atendendo clientes de todo o Brasil e outros 13 países. A companhia é a maior importadora de móveis de design do Brasil, com um volume de 800 contêineres por ano.

Atualmente, a organização conta com quadro de 265 funcionários espalhados por nove unidades de negócios: matriz e showroom em Caxias do Sul, showroom Rivatti em Passo Fundo (RS) e em Santa Maria (RS), três escritórios internacionais na China, trading própria com escritório em Hong Kong e Centro de Distribuição, estrategicamente localizado em Navegantes (SC), com área de 20.000m2 e capacidade para 25 mil posições porta-paletes.

Fonte: GPHR

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES

ABIH-SC
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.