Notícias

30.jun.22 | Por: ABIH-SC

A melhoria da segurança no trabalho aplicada na manutenção 4.0 em hotelaria

A gestão da manutenção corresponde a todas as atividades que estão alinhadas  aos objetivos, estratégias, encargos da  manutenção e implementação de equipamentos. Para tanto são necessários utilizar  métodos, planejamento, controle  e supervisão.

Cada vez mais o setor hoteleiro demanda e incorpora a ideia  que  o departamento da manutenção é  um dos principais aliados à redução de custos, otimizando o funcionamento e  a segurança dos equipamentos, podendo assim estabelecer um objetivo financeiro.  

Frente a este cenário os departamentos de manutenção  também encontram grandes dificuldades em verificar  o melhor plano, que permita avançar e alocar em prática  a manutenção preventiva para os equipamentos. Assim, o  objetivo principal vem sendo  relacionar o surgimento de um conceito mais avançado  denominado  4.0 e o impacto desta revolução no contexto da segurança.

A ideia principal deste conceito é facilitar e ampliar a comunicação entre máquinas, sistemas e ativos, possibilitando até um monitoramento remoto de equipamento.  Sendo assim é  considerado um marco de  inovações tecnológicas nos campos de automação, controle e tecnologia da informação. Com a chegada do conceito, a manutenção de ativos da hotelaria passou ter a possibilidade de antecipar a detecção de problemas, aplicadas no processo e alinhados  com uma otimização do Planejamento e Controle de Manutenção (PCM).

Assim  acidentes como  verificados recentemente por vazamentos gás ou problemas de manutenção podem ser evitados em relação à segurança do trabalho.  Equipamentos só podem ser instalados ou modificados se atenderem os requisitos mínimos, obrigatórios de segurança e interfaces de acordo com a NR 10, NR12, NR 13  e  as demais normas regulamentadoras bem como também  o PMOC.

AAYZER SOLUÇÕES INTEGRADAS, vem desenvolvendo assessoria e serviços  ao segmento de hotéis por meio de modelos  eficazes e inovadores de manutenção reduzindo custos, aumentando a eficiência e a segurança das instalações hoteleiras. Então  não deixe de consultar!  047 99143 6604 - (WWW.AYZER.COM.BR contato@ayzer.com.br)

*JC Berndsen Dr. * Dr. em Engenharia Mecânica (UFSC) pela Universidade Federal de Santa Catarina / Mestre em engenharia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) -

**PMOC Plano de Manutenção, Operação e Controle. Esse plano estabelece os procedimentos e periodicidade com que se deve verificar a integridade e o estado de limpeza e conservação dos sistemas de climatização -Ministério da Saúde, que reflete as exigências da Portaria MS nº3.523/98.

Informativos

Artigos de opinião

ABIH na Imprensa

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

presidente

PALAVRA DO PRESIDENTE

Diretor-presidente – Rui Eduardo Wirth Schurmann

Hotelaria preparada para bem receber

Gerir um negócio é sem dúvida uma grande responsabilidade. Trata-se de uma engrenagem que depende de várias áreas e o sucesso depende das competências de cada profissional. Daí a importância de participar de eventos técnicos e setorizados para relacionamento, qualificação e negócios. Seguindo sua missão de proporcionar relacionamento, bons negócios e qualificação profissional, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina - ABIH-SC realizou com sucesso mais uma edição do tradicional Encatho & Exprotel.

São 33 edições deste que já é considerado um dos maiores eventos da hotelaria do país, fazendo jus ao título de estado com a maior capacidade de hospedagem do Brasil, conforme dados divulgado pelo IBGE. Com entrada gratuita para toda a programação, o evento teve como tema central Mercado & Negócios. Mesmo diante de tantas adversidades vivenciadas nos últimos anos, sobrevivemos e, agora, vamos juntos colher novamente os frutos de um período de muitas viagens tanto de lazer como de negócios. Esta publicação tem justamente este objetivo, mostrar a importância de eventos técnicos e segmentados como o Encatho & Exprotel. Reforçar o que aconteceu no evento, fazendo um convite para que o empresário possa agir e colher os frutos ainda nesta temporada.

Deixo meu agradecimento a todos os hoteleiros, associados, fornecedores da cadeia produtiva do turismo, profissionais da imprensa e entidades que, a cada edição, reforçam a parceria e apoio na divulgação e na construção de todo conteúdo. Aos nossos patrocinadores e parceiros, o nosso muito obrigado por mais um ano acreditando que o crescimento do setor é feito por empresários como nós, que investem na capacitação profissional do mercado, proporcionando acesso aos melhores especialistas de forma totalmente gratuita. Que venha 2023 repleto de casa cheia e grandes experiências! Rui Eduardo Schürmann Diretor-presidente da ABIH-SC