Municípios de SC precisam preencher 5 requisitos para integrar Mapa do Turismo (1)
15.jun.23 | Por: ABIH-SC

Municípios de SC precisam preencher 5 requisitos para integrar Mapa do Turismo

Municípios de SC precisam preencher 5 requisitos para integrar Mapa do Turismo (1)

Os municípios de Santa Catarina precisam atender a cinco requisitos para serem incluídos no Mapa do Turismo e, assim, receberem os recursos do governo federal para fomentar o setor.

cadastro permanece aberto durante todo o ano, sendo necessário renová-lo também anualmente. Apesar de não ter prazo limite para inscrições, quando não constam na lista, municípios podem deixar de receber verbas destinadas a políticas públicas para o turismo.

Os requisitos são:

  • Estar inserido em uma das regiões turísticas reconhecidas pelo ministério do turismo
  • Possuir conselho municipal de turismo ativo
  • Possuir um órgão de turismo em atividade
  • Possuir orçamento próprio destinado ao turismo
  • Ter, no mínimo, um prestador de serviços turísticos registrado no cadastur

Sem a inserção no mapa, os municípios ficam sem receber recursos do governo federal para obras de infraestrutura turística, oferta de cursos de qualificação profissional e promoção dos destinos. Até o momento, das 295 cidades catarinenses, 150 fazem parte do sistema. Os números foram atualizados em 17 de maio.

Cidades conhecidas pelo segmento estão ausentes do mapa, como Florianópolis, São José e Governador Celso Ramos. Os munípios afirmam que estão providenciando os dados para enviar ao Minsitério do Turismo o mais rápido póssível.

Desde o lançamento do programa, em 2004, a Capital catarinense participa da política de fomento ao turismo.

O interlocutor estadual do Programa de Regionalização do Turismo da Secretaria de Estado do Turismo, Daiko Lima e Silva, explicou, em entrevista à NDTV, que 90% das verbas federais vão para quem tem o cadastro ativo.

“Além da possibilidade de disponibilizar recursos para Estados, municípios e regiões, também oferta qualificação e uma série de retornos. Além disso, também há um programa por onde os órgãos de controle conseguem mensurar a efetividade dos recursos públicos aplicados no turismo”, explica Daiko Lima e Silva.

Apenas nos quatro primeiros meses deste ano, Santa Catarina arrecadou R$ 146,2 milhões de ICMS turístico. O número é superior ao mesmo período de 2022, quando foram arrecadados 123,6 milhões.

Importância para setor

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, reforça a importância de os municípios manterem seus cadastros atualizados no sistema, o que pode ampliar a potencialidade do turismo em todo o país.

“O Mapa permite ampliar a representatividade dos nossos destinos, que são diversos pelo país, principalmente neste momento de reconstrução do turismo nacional. Por isso, municípios que ainda não atualizaram seus dados: acessem a nossa plataforma e contribuam para um novo turismo em nosso país”, pontuou.

Fonte: ND+

Leia também: Boas Práticas e Sustentabilidade Socioambiental na Hotelaria

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES

ABIH-SC
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.