28.fev.20 | Por: ABIH-SC

Mas afinal, o que é essa tal de REPUTAÇÃO?

Virou moda! Todo mundo agora fala de Reputação, principalmente “reputação online”. Ao pé da letra, reputação significa: fama, renome, prestígio, estima.

Muito utilizado no âmbito pessoal, viralizou, quando o assunto é EMPRESA, principalmente em tempos de Internet. De onde não fugimos!!!

Tratada institucionalmente pelos profissionais de comunicação, a reputação de uma empresa sempre foi ligada à como o mercado enxerga essa empresa. Para nós, Relações Públicas porém, sempre é objeto de estudo, de análise, diagnóstico e principalmente de POSICIONAMENTO.

A Publicidade e o Marketing são ferramentas essenciais para visibilidade e retorno do que é apresentado sobre a empresa, e hoje , vai além de uma boa logomarca e boas estratégias de venda.

Se contextualizamos para o mundo da prestação de serviços, meios de hospedagens, bares e restaurantes, partimos das famosas caixas de sugestões, com formulários impressos para os clientes preencherem e darem suas opiniões e avaliações…avançamos e temos ferramentas fantásticas como os famosos aplicativos de avaliação, os convites do Google toda vez que fazemos um Check in em algum lugar e os serviços especializados como software de gestão. 

Mas porque a opinião do cliente é importante?
Em primeiro lugar, ele é a razão do seu negócio, ou pelo menos, sua empresa tem produtos direcionados a ele, desta forma, se não soubermos se ele gosta ou não, corremos o risco de sairmos do mercado por não levar em consideração; gosto, preferência, características e perfil daquele para o qual direcionamos um produto ou serviço.

Para Philip Kotler, referência mundial no ensino e compreensão do marketing: “Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade”  . Bem, romantismo à parte, o que Kotler quer dizer que deve haver entendimento, relacionamento e de preferência que gere frutos positivos.

Porém, essa relação, vai além da gestão da reputação online, vai além das respostas bem orientadas em relação a uma reclamação ou avaliação negativa. 

O grande salto de benefícios da REPUTAÇÃO é o trabalho interno. Sim, tratar as avaliações internamente como forma de entender, consertar, refazer, realinhar e aprimorar a operação interna. Se for produto, os índices de produtividade, análise de prejuízos entre outros, são ferramentas a serem levadas em consideração.

Porém fazemos um alerta para dois aspectos, independente da natureza do seu negócio: PESSOAS e a  COMUNICAÇÃO INTERNA.

E neste sentido, ampliamos a ação e reação ideal a que todo empresário precisa ter neste universo de gestão da reputação. O foco deve ser num criterioso trabalho de tratar a comunicação interna, e aqui falamos de tudo: reuniões, cartazes, manuais de procedimentos, quadro de avisos…registro do padrão de trabalho entre outros. E destacamos o desenvolvimento de pessoas, afinal, cada vez mais precisamos ser encantadores também para o nosso público interno.

Ah, sim dá trabalho! Mas não precisa preocupar! Apenas delegue a quem tem técnicas para isso! os softwares de gestão estão aí para captar o que acontece no mundo virtual.

Saiba o que a Gestão de Pessoas e os Relações Públicas podem fazer como auxílio a Gestão de Reputação da sua empresa!

Para o seu meio de hospedagem, entre em contato com a ABIH-SC, existem múltiplas soluções esperando para problemas que talvez você nem saiba que tem!

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES

ABIH-SC
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.