palestra lara - Café de Hotel Fraiburgo
24.set.26 | Por: ABIH-SC

Café de Hotel conecta hotelaria e identidade em Fraiburgo

Em sua 12ª edição, Café de Hotel da ABIH-SC, reuniu em Fraiburgo qualificação, associativismo, turismo de experiência e uma nova aproximação entre a hotelaria e as Indicações Geográficas de Santa Catarina

Levar a ABIH-SC até onde a hotelaria acontece, ouvir os empresários de diferentes regiões e criar oportunidades de negócios. Foi com esse propósito que o Café de Hotel chegou a Fraiburgo, a Terra da Maçã e do Michuim, na última terça-feira (22/09), reunindo hoteleiros, profissionais do turismo, fornecedores, lideranças regionais e imprensa, no Hotel Renar.

Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, a programação oficial reuniu apresentação institucional e de fornecedores, palestra, apresentação do Encatho & Exprotel e conteúdos voltados ao desenvolvimento regional no projeto entre a ABIH-SC e SEBRAE-SC.

 

Associativismo e qualificação como caminhos para fortalecer o setor

Margot Rosenbrok no Café de hotel em Fraiburgo

Na abertura, a diretora-presidente da ABIH-SC, Margot Rosenbrock, reforçou que uma hotelaria em constante transformação exige aprendizado contínuo não apenas das equipes, mas também dos próprios empresários e gestores. Tecnologia, comportamento do consumidor, operação e novas exigências de mercado mudam rapidamente e tornam a atualização uma necessidade permanente.

Margot também destacou o associativismo como ferramenta para que os meios de hospedagem possam compartilhar soluções, acessar conhecimento, reduzir o tempo de aprendizagem e ampliar a representatividade da hotelaria nas principais discussões que impactam o setor. “Quanto mais juntos estivermos, melhor para todos nós”, resumiu a presidente durante sua participação, ao reforçar o papel da entidade na aproximação dos empresários e na defesa dos interesses da hotelaria.

A gerente executiva da ABIH-SC, Juliana Bossi Castro, também apresentou as ações desenvolvidas pela entidade e retomou os principais momentos do 37º Encatho & Exprotel, realizado em agosto, em Florianópolis. A apresentação permitiu aos participantes conhecer mais sobre a dimensão do evento, as oportunidades de qualificação, relacionamento e negócios e o trabalho permanente desenvolvido pela associação para conectar fornecedores, empresários, profissionais e entidades do trade.

Juliana Bossi Castro fala no café de hotel em Fraiburgo

Juliana aproveitou a oportunidade para também já convidar os hoteleiros presentes para o Dia do Hoteleiro que, neste ano, acontece dia 06 de novembro, em Florianópolis. “Fica aqui nosso convite para já se programarem para o Encahto 2027, que acontece de 20 a 22 de julho de 2027.

O encontro também abriu espaço para apresentar benefícios e atuações institucionais da ABIH-SC como as lutas com o ECAD e PERSE, além das conquistas como a CELESC,  mostrando na prática por que a representatividade coletiva se torna cada vez mais importante diante das mudanças tributárias, trabalhistas e operacionais que chegam ao setor.

 

Da recepção à governança: Lara Perdigão mostra que o hóspede enxerga um único hotel

Café de Hotel Fraiburgo

Um dos principais momentos de capacitação foi a palestra “Operação Conectada: Como cada setor transforma a experiência do hóspede”, conduzida por Lara Perdigão.

A consultora levou os participantes a observarem a jornada do cliente para além da recepção. “Para o hóspede, não existem departamentos isolados: ele percebe a experiência entregue pelo hotel como um todo. Por isso, uma informação que não chega da reserva à recepção, da recepção à governança ou da operação à manutenção pode aparecer mais tarde na forma de uma falha percebida pelo cliente”, afirmou.

Lara percorreu diferentes pontos dessa jornada, da pesquisa ao primeiro contato, da reserva a chegada do hóspede, da hospedagem ao check-out e, por fim, a avaliação. Ela reforçou a importância da integração das informações, da comunicação entre os setores e da preparação das lideranças. “A tecnologia e a inteligência artificial são ferramentas importantes, mas não substituem o olhar humano e a capacidade das equipes de interpretar situações e encontrar soluções”, reforçou Lara, citando exemplos do dia a dia da operação.

Houve também uma dinâmica movimentando a integração entre os participantes, um sorteio final com 365 mensagens para inspirar a liderança e um brinde para o primeiro participante a completar o bingo do conhecimento.

 

Indicações Geográficas – IGs aproximam território, gastronomia e hotelaria

Bianca antonini apresenta o projeto Soul Sul do SEBRAE-SC com a ABIH-SC no café de hotel em fraiburgo

A consultora Bianca Antonini apresentou o projeto SOU SUL, parceria entre o Sebrae/SC e a ABIH-SC que busca aproximar as Indicações Geográficas catarinenses da hotelaria e transformar produtos com identidade territorial em novas experiências para os hóspedes, de modo a potencializar a autenticidade, a tipicidade e a qualidade dos produtos locais, valorizar a cultura regional e promover a sustentabilidade.

As Indicações Geográficas reconhecem produtos ou serviços associados a um determinado território por suas características, reputação, tradição ou qualidades relacionadas à origem. Santa Catarina possui atualmente 12 IGs reconhecidas e outras oito em processo de reconhecimento, segundo dados apresentados pelo projeto.

Durante a apresentação, Bianca mostrou como a hotelaria pode incorporar essa identidade desde o check-in até o check-out: produtos locais no café da manhã, cardápios, kits de boas-vindas, degustações, pequenos pontos de venda, experiências guiadas, eventos temáticos e até amenities podem ajudar a contar a história de um território. Para que isso gere valor, porém, o hóspede precisa saber o que está consumindo, de onde veio aquele produto e por que ele é especial.

Em Fraiburgo, a maçã tornou o exemplo quase inevitável. Chá, tortas, cucas, bebidas, produtos de recepção, lembranças e experiências ligadas à colheita mostram como um elemento fortemente associado ao destino pode acompanhar diferentes momentos da hospedagem.

A proposta é transformar origem em narrativa, narrativa em experiência e experiência em valor para o território e para o empreendimento.

A apresentação trouxe ainda o exemplo recente do Alho Roxo do Planalto Catarinense, mostrando o trabalho necessário até a conquista de uma Indicação Geográfica e, principalmente, o que acontece depois dela. O selo abre portas, mas precisa ser acompanhado de divulgação, inserção na gastronomia e estratégias que façam o consumidor reconhecer aquele diferencial.

case alho roxo da IGs no café de hotel em Fraiburgo

 

Michuim: a possibilidade de uma nova Indicação Geográfica

E a conversa sobre identidade territorial não terminou com a programação do Café de Hotel. Depois da programação, os convidados foram recepcionados para um jantar no Hotel Renar com um dos sabores mais tradicionais de Fraiburgo: o Michuim, preparação à base de cordeiro assado que integra a história gastronômica do município. O prato foi introduzido na culinária fraiburguense a partir da influência dos franceses que se estabeleceram na região e permanece associado às tradições locais.

 

O anfitrião Edson Ziolkowski revelou que existe o interesse em avaliar caminhos para que o Michuim possa, futuramente, buscar também o reconhecimento por meio de uma Indicação Geográfica. Neste momento, trata-se de uma possibilidade a ser estudada, mas que encontrou no próprio encontro um ambiente fértil para começar a discussão.

Representando o turismo regional, o presidente da Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, Adelino Dias, destacou a importância da iniciativa da ABIH-SC para a qualificação dos profissionais e o fortalecimento do atendimento ao visitante. “Fico feliz em ver um movimento tão grande acontecendo em busca de capacitação e conhecimento. Com tanto aprendizado, o nosso turista será melhor atendido”, afirmou.

 

Hotel Renar celebra 45 anos recebendo o setor

A realização do Café de Hotel também integrou um ano especialmente simbólico para o anfitrião. O Hotel Renar completa 45 anos em 2026, celebrando uma trajetória iniciada em 1981 e profundamente conectada ao crescimento turístico de Fraiburgo. O empreendimento nasceu enquanto a cultura da maçã se consolidava como uma das forças econômicas da cidade e acompanhou a construção da identidade turística do município.

Sócio-proprietário do Hotel Renar, Edson Ziolkowski recebeu os participantes e destacou a satisfação de sediar mais uma iniciativa voltada à hotelaria e ao desenvolvimento do turismo. O encontro passou, assim, a integrar também o calendário de ações que celebram as quatro décadas e meia de história do empreendimento.

Ao chegar à 12ª edição e alcançar nove regiões de Santa Catarina, o projeto “Café de Hotel” mostra que aproximar a entidade dos empresários vai muito além de levar uma programação para diferentes cidades. Significa ouvir realidades distintas, compartilhar soluções, aproximar fornecedores, incentivar o associativismo e reconhecer que cada região possui ativos próprios capazes de fortalecer a hospitalidade catarinense.

A condução do cerimonial ficou a cargo de Josiane Castilhos, que com maestria conduziu os diferentes momentos de uma tarde marcada por networking e pela aproximação da ABIH-SC com hoteleiros, lideranças e profissionais da região.

O próximo Café de Hotel já tem data marcada, dia 25 de novembro, em Rio do Sul. Em breve inscrições e todas as informações do evento.

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES

ABIH-SC
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.