Leis sancionadas valorizam a cultura e impulsionam o turismo em Santa Catarina
05.fev.26 | Por: ABIH-SC

Leis sancionadas valorizam a cultura e impulsionam o turismo em Santa Catarina

Santa Catarina deu mais um passo importante na valorização da cultura, da identidade e do turismo ao sancionar um conjunto de leis que reconhecem manifestações culturais, religiosas e comunitárias em diferentes regiões do estado. As novas normas reafirmam o compromisso com a preservação do patrimônio catarinense e com o fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento econômico, social e regional.

Entre os principais destaques está a Lei 19.692/2026, que institui a Rota Turística Religiosa Caminhos do Santuário, reconhecendo oficialmente o percurso como área especial de interesse turístico. A rota conecta municípios do Vale do Itapocu, Médio Vale do Itajaí e Vale do Rio Tijucas, reunindo igrejas, capelas, santuários, trilhas e paisagens naturais, com chegada ao Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, um dos mais importantes destinos de turismo religioso do Sul do Brasil. A lei foi proposta pelo deputado Lunelli (MDB).

O turismo religioso é um segmento em constante crescimento em Santa Catarina. O estado recebe milhões de visitantes todos os anos motivados pela fé, pela cultura e pela história, impulsionando setores como hotelaria, gastronomia, comércio e serviços. Além de movimentar a economia, esse tipo de turismo contribui para a interiorização do fluxo turístico, fortalecendo municípios fora da alta temporada de verão e gerando emprego e renda de forma mais equilibrada ao longo do ano.

Como segundo ponto de destaque, a Lei 19.720/2026 institui a Rota das Oliveiras, fortalecendo o turismo rural, gastronômico e cultural no estado. A nova rota valoriza a olivicultura catarinense, atividade que vem ganhando reconhecimento nacional pela qualidade dos azeites produzidos em Santa Catarina, além de promover experiências turísticas ligadas à cultura do campo, à gastronomia, à história e às tradições locais. A Rota das Oliveiras amplia a diversificação da oferta turística, nos municípios de Guaraciaba, Campo Erê, Vargem Bonita, Iomerê, Ibiam, Campos Novos e Rancho Queimado. A iniciativa partiu do deputado Altair Silva (PP)

Outro avanço relevante, também de autoria do deputado Lunelli, e sancionada como Lei 19.690/2026, institui a certificação social aos bingos beneficentes comunitários, organizados de forma eventual por entidades assistenciais, filantrópicas, comunitárias e religiosas sem fins lucrativos. A normativa garante maior transparência, segurança jurídica e organização a eventos tradicionais que, além de terem forte caráter social e comunitário, frequentemente estão associados a festas religiosas, culturais e encontros que também atraem visitantes e fortalecem o turismo local.

O conjunto de leis sancionadas inclui ainda o reconhecimento de importantes manifestações culturais como patrimônios do estado, a exemplo dos Gideões Missionários da Última Hora (deputado Junior Cardoso/PRD); da Festa do Pescador de Governador Celso Ramos – (Marcos da Rosa/União) e da Festa do Senhor Bom Jesus de Araquari (deputado Maurício Peixer/PL), além da valorização do Cavalo Campeiro Marchador das Araucárias (deputado Nilso Berlanda/ PL), símbolo da tradição rural catarinense.


Perguntas Frequentes

1) O que é a Rota “Caminhos do Santuário” (Lei 19.692/2026)?
É uma rota de turismo religioso que conecta igrejas, trilhas e santuários em diversas regiões do estado, culminando no Santuário Santa Paulina em Nova Trento.

2) Quais municípios fazem parte da nova Rota das Oliveiras?
A rota abrange Guaraciaba, Campo Erê, Vargem Bonita, Iomerê, Ibiam, Campos Novos e Rancho Queimado, valorizando a produção de azeites catarinenses.

3) O que mudou para a realização de bingos beneficentes em comunidades?
Lei 19.690/2026 criou uma certificação social para bingos organizados por entidades sem fins lucrativos, garantindo maior transparência e segurança jurídica para esses eventos.

4) Quais festas tradicionais foram reconhecidas como patrimônio catarinense?
Foram reconhecidas a Festa do Pescador de Governador Celso Ramos, a Festa do Senhor Bom Jesus de Araquari e as atividades dos Gideões Missionários da Última Hora.

fonte: ALESC

Leia também: Votação aos Melhores Fornecedores da Hotelaria 2025 foi recorde

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES

ABIH-SC
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.