Joinville lança programa para qualificar turismo receptivo e ampliar oferta de experiências
10.set.26 | Por: ABIH-SC

Joinville lança programa para qualificar turismo receptivo e ampliar oferta de experiências

Capacitações terão 40 vagas e serão direcionadas a profissionais, empresas e empreendimentos ligados ao turismo rural – Foto: Divulgação/PMJ

 

A prefeitura de Joinville lançou ontem o Programa de Incentivo ao Turismo Receptivo, iniciativa voltada à qualificação de empresas e profissionais do setor e à ampliação da oferta de produtos e experiências turísticas no município. O lançamento ocorreu na sede do Sebrae, com a participação de representantes do poder público e do trade turístico.

Desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau e o Sebrae, o programa pretende aproximar os diferentes agentes do setor e preparar os negócios locais para receber visitantes.

As capacitações serão realizadas pelo Sebrae e terão dois eixos: agências e guias de turismo e turismo rural. Ao todo, serão oferecidas 40 vagas, sendo 20 destinadas a agências, guias e outros empreendimentos turísticos e 20 para empreendimentos rurais.

Os participantes terão acesso a conteúdos sobre gestão financeira e jurídica, prestação de serviços, marketing e comercialização de produtos turísticos. As capacitações começam ainda em setembro.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, a iniciativa busca transformar a diversidade de atrativos do município em oportunidades para os negócios locais.

“Joinville tem uma grande diversidade de experiências, que passam pela cultura, história, natureza, gastronomia e turismo rural. Mas os produtos turísticos, oferecidos pela iniciativa privada, precisam estar estruturados para receber os turistas e é esta qualificação que será oferecida no programa”, explica.

Para a diretora de Turismo da Secult, Jamille Douat, a qualificação é importante para integrar os serviços oferecidos aos visitantes.

“O turismo acontece de forma integrada. Cada vez mais, nós precisamos ter produtos estruturados e serviços qualificados para atender o turista”, afirma.

Esta é a primeira vez que Joinville oferece uma capacitação com esse formato para o setor turístico. Além da qualificação dos negócios, a proposta é ampliar a comercialização das experiências e fortalecer a presença do município no mercado turístico.

O presidente do Convention, Giuliano Rodrigo de Mello, destaca que a atuação conjunta entre as instituições pode contribuir para o desenvolvimento do setor.

“A expectativa é que as capacitações contribuam para qualificar os negócios participantes, fortalecer a integração do setor e ampliar a presença de Joinville no mercado turístico”, afirma.

Para o gerente regional Norte do Sebrae/SC, Jaime Dias Junior, a capacitação deve ajudar os empreendedores a aprimorar a gestão e a comercialização dos serviços.

“Nesta parceria, vamos trabalhar temas como gestão, vendas, divulgação e apresentação dos negócios, para que os empreendedores estejam mais preparados para comercializar seus produtos e experiências e, assim, fortalecer e promover cada vez mais o turismo de Joinville”, afirma.

As inscrições estão abertas no site da prefeitura de Joinville, onde também está disponível o regulamento do programa.

Fonte: Santa Catarina em Pauta

Leia também: ABIH-SC promove curso GOV+ com foco em operação, qualidade e experiência na governança hoteleira

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES

ABIH-SC
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.