Florianópolis se prepara para receber “invasão” de turistas na temporada 20252026
19.set.25 | Por: ABIH-SC

Florianópolis se prepara para receber “invasão” de turistas na temporada 2025/2026

Capital terá 85 voos extras na temporada, com partidas de São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte (Foto: Diorgenes Pandini, Arquivo NSC)

Os preparativos para a temporada de verão já começaram em Santa Catarina. Faltando menos de dois meses para a abertura das atividades que marcam a estação, a rede hoteleira, prefeituras e companhias aéreas já se preparam para a chegada dos turistas brasileiros e estrangeiros, que deve ser ainda maior que o registrado no último ano.

É o caso de Florianópolis onde, segundo o subsecretário de Turismo de Florianópolis, Renê Meneses, uma força-tarefa foi montada para garantir infraestrutura, mobilidade e segurança durante o verão.

— Tanto a Secretaria de Turismo, quanto as de Mobilidade, Infraestrutura e Segurança Pública estão unidas na Operação Verão, que prevê ações de Natal, Réveillon e Carnaval. Nosso objetivo é receber o turista com qualidade, oferecendo uma cidade preparada e bem estruturada — explica.

Entre as medidas em andamento, estão a criação de pontos específicos para estacionamento de ônibus de turismo, para evitar congestionamentos, e a expectativa de que obras nos principais acessos, como a SC-401, estejam concluídas antes da alta temporada.

Além da estrutura de mobilidade, a programação cultural também deve atrair visitantes. Meneses adianta que o Réveillon deste ano terá um caráter especial: será dedicado aos 100 anos da Ponte Hercílio Luz, com queima de fogos no monumento e na região continental.

— Vai ser o “Réveillon dos 100 anos da Ponte”, com atrações voltadas para esse marco histórico. A expectativa é de uma celebração ainda maior do que nos anos anteriores — afirma.

A prefeitura também prepara o tradicional acendimento das luzes de Natal na Catedral e na região da Alfândega, além de desfiles na Beira-Mar Norte e programações nos bairros.

Expectativa de turistas

De acordo com o subsecretário de Turismo, o otimismo é reforçado pelo retorno do interesse de estrangeiros, principalmente argentinos e chilenos.

— Participamos recentemente de feiras de turismo na Argentina, e a expectativa do setor é das melhores. Apesar da oscilação cambial, acreditamos que a temporada será bem superior à do ano passado, com grande circulação de recursos em Florianópolis — avalia.

O lançamento oficial da “Operação Verão” deve ocorrer entre os dias 10 e 15 de novembro, quando a prefeitura divulga a programação completa para a temporada.

Aumento de voos em Santa Catarina

Aeroportos também se preparam para atender à alta procura de turistas durante a temporada. A companhia aérea Azul anunciou 226 voos extras entre dezembro e fevereiro, com destino a Navegantes e Florianópolis, partindo de Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo. Serão 142 voos adicionais em Navegantes e 85 na capital catarinense.

Na comparação entre julho de 2025 e julho de 2024, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 3,3%, marcando o 14º resultado positivo consecutivo. Santa Catarina se destaca entre os estados com desempenho sólido, ao lado de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo e Paraná.

SC tem “temporada” antecipada

A menos de dois meses do início da temporada de verão, Santa Catarina já registra aumento significativo no movimento turístico. A antecipação de viagens por compromissos de trabalho e a busca por destinos menos lotados têm impulsionado o setor, que cresceu 5,6% entre janeiro e julho de 2025, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O desempenho acompanha a média nacional, que teve alta de 6,1% no mesmo período, com faturamento de quase R$ 108 bilhões, o maior valor já registrado pela FecomercioSP desde 2012.

O crescimento no Estado puxado principalmente pelos segmentos de hospedagem, alimentação e transporte aéreo, segundo a pesquisa. Hotéis e restaurantes têm registrado aumento de demanda, inclusive por parte de turistas estrangeiros, embora os brasileiros, especialmente da região Sul, ainda representem a maioria dos visitantes.

*Sob supervisão de Luana Amorim

Fonte: NSC Total

Leia também: Setor hoteleiro apresenta demandas ao presidente da Comissão de Turismo da ALESC

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES