Em comissão na Câmara, MTur reforça apoio para recuperar setor turístico do Rio Grande do Sul
04.jul.24 | Por: ABIH-SC

Em comissão na Câmara, MTur reforça apoio para recuperar setor turístico do Rio Grande do Sul

Em comissão na Câmara, MTur reforça apoio para recuperar setor turístico do Rio Grande do Sul

Arquivo MTur

O secretário nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Milton Zuanazzi, participou nesta quarta-feira (03.07), de audiência pública na Câmara dos Deputados para debater a recuperação do setor turístico no Rio Grande do Sul. A comissão reuniu representantes do trade turístico do estado, além de prefeitos, parlamentares e do secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Rodrigues.

O Ministério do Turismo tem atuado para auxiliar o trade turístico após as enchentes que atingiram o estado em maio deste ano. Um dos destaques apresentados pelo secretário foi a instalação de uma Subcâmara de Gestão de Crises e Desastres compartilhada entre as Câmaras Temáticas de Segurança Turística e de Sustentabilidade e Ações climáticas, do Conselho Nacional de Turismo (CNT).

“O turismo em casos como este é o primeiro a ser prejudicado e o último a sair da crise. Então, nós estamos, no ambiente do CNT, criando essa subcâmara de crises e desastres, para que o setor esteja organizado para agir de forma mais rápida e eficaz em casos como estes”, declarou o secretário.

Além disso, Zuanazzi aproveitou para anunciar uma nova campanha que será lançada para fortalecer o turismo rodoviário no interior gaúcho.

“Principalmente para Santa Catarina e Paraná, estados que estão perto e que têm condições de fortalecer o turismo da região por vias terrestres”, ressaltou. O secretário lembrou, ainda, os eventos que acontecem no próximo mês, o Salão Nacional do Turismo, que ocorre no Rio de Janeiro, de 8 a 11 de agosto, e o Feirão do Turismo Brasileiro, que acontece simultaneamente em 27 capitais no dia 24 de agosto.

PARCERIA – No início do mês de junho, o ministro do Turismo, Celso Sabino, visitou as cidades de Gramado e Canela (RS) ao lado do ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta. Na ocasião, Sabino apresentou ações de auxílio na recuperação do estado do Rio Grande do Sul através do turismo. Entre as possibilidades apresentadas está a ampliação do aeroporto de Caxias do Sul e a implantação de um aeroporto de porte médio nas cidades de Torres e Canela.

Entre as medidas já iniciadas pelo MTur está a disponibilização de R$ 200 milhões do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur), voltados à concessão de financiamentos com condições especiais a atividades turísticas prejudicadas. Do total, R$ 100 milhões foram repassados e o valor restante será aportado conforme o avanço das contratações. O recurso pode ser utilizado para capital de giro, compra de equipamentos e obras de reforma e ampliação.

Em outra frente, o Ministério do Turismo dará visibilidade aos atrativos turísticos gaúchos em grandes festivais internacionais para promover o turismo na região.

CAMPANHA – Outra iniciativa do Ministério do Turismo foi o lançamento, em maio, da campanha de sensibilização “Não Cancele, Reagende!”, que incentiva visitantes a reprogramar viagens previstas para o Rio Grande do Sul em outros períodos, ao invés de cancelar seus passeios.

Por Cláudia Bispo

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Viagens e Turismo
Fonte: Mtur

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES