Com menos de 8 mil habitantes, Treze de Maio conquista título no Mapa do Turismo Brasileiro; município se destaca pelas belas paisagens, construções imponentes e festas culturais. Conhecida pelo turismo religioso e cultural, a pequena cidade de Treze de Maio, no Sul de Santa Catarina, passou a integrar oficialmente o Mapa do Turismo Brasileiro. Enquadrado na categoria “oferta turística complementar”, o município agrícola se destaca pelas paisagens naturais, construções imponentes e festas típicas que valorizam a cultura local.
Apesar de o turismo não ser a principal atividade econômica, a certificação concedida pelo Ministério do Turismo reconhece que Treze de Maio faz parte das rotas oficiais do turismo nacional e oferece atrativos que enriquecem a experiência de quem visita outras cidades do Sul do Estado.
Cidade pequena em SC vira nova rota oficial do turismo brasileiro – Foto: Edilanio Burato/Prefeitura Municipal de Treze de Maio
Conhecida pelo turismo religioso e cultural, a pequena cidade de Treze de Maio, no Sul de Santa Catarina, passou a integrar oficialmente o Mapa do Turismo Brasileiro. Enquadrado na categoria “oferta turística complementar”, o município agrícola se destaca pelas paisagens naturais, construções imponentes e festas típicas que valorizam a cultura local.
Com menos de oito mil habitantes e 159,8 km² de extensão, segundo o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o pequeno município de tradição italiana atrai milhares de turistas durante todo o ano, que desejam explorar as atrações naturais, religiosas e históricas que a mais nova região turística oferece. Confira os principais pontos turísticos:
Localizado a cerca de três quilômetros do centro de Treze de Maio, o imponente Castelo Belvedere encanta a todos pela estrutura eclética, que parece ter saído diretamente de um conto de fadas.
Construído com 30 mil pedras de granito, a residência do padre Nivaldo Ceron e família possui 52 cômodos, entre eles 13 quartos, seis salas, escritório, biblioteca, adega, cozinha, hall de entrada e torre.
Situada em meio à vegetação natural, a Cachoeira da Bunda é o destino ideal para quem procura momentos relaxantes em meio à natureza e ao ecoturismo. A paisagem conta com duas quedas d’água, com espaços ideais para trilhas, banhos e momentos de lazer em família.
No verão, o ponto turístico se torna um famoso destino de visitação entre turistas e moradores, seja pelas piscinas naturais ou pelo formato singular das quedas e pedras.
Estabelecida como um dos principais pontos de fé e contemplação da região de Treze de Maio, a Colina de Nossa Senhora Aparecida fica localizada em Urussanga Baixa, no interior do município. Criada em 1990, por iniciativa da comunidade local, a colina se tornou um destino especial para pessoas que desejam orar, fazer promessas e participar de romarias. A imagem da padroeira do Brasil fica posicionada no topo da construção, oferecendo uma vista privilegiada da área rural da cidade.
Rodeada por vegetação nativa, a Gruta Nossa Senhora da Saúde abriga uma imagem da santa, proporcionando um ambiente de paz e contemplação. Localizada na comunidade de Linha Fragnani, o espaço é considerado um refúgio espiritual entre moradores e devotos. Ao longo do ano, romarias, eventos e celebrações são realizados no local, promovidos pela comunidade.
Realizada anualmente em Treze de Maio, a Festa de São Cristóvão e do Agricultor é uma celebração que une fé, tradição e as raízes rurais. Em homenagem ao santo padroeiro dos motoristas, é realizada uma carreata de devotos, acompanhada da bênção dos veículos.
Os grandes destaques da festa incluem o desfile de tratores, a exposição de produtos da agricultura familiar, shows e diversas atividades culturais que reúnem a comunidade e atraem visitantes de toda a região.