13.maio.21 | Por: ABIH-SC

Agências de Turismo e hotéis representam mais da metade das adesões do selo Turismo Responsável

Após quase um ano do lançamento do selo Turismo Responsável, as agências de turismo e os meios de hospedagens foram os segmentos que mais aderiram à certificação do Ministério do Turismo. Juntos, os dois representam 52% dos 27.817 selos emitidos até esta terça-feira (11.05) pelos empreendimentos turísticos do país. O documento é um reconhecimento visual e dá credibilidade às empresas do setor que declararam assumir os protocolos de biossegurança contra a Covid-19 ofertando, assim, mais segurança e conforto aos viajantes no país.

“O setor de turismo tem se organizado em todo o país para promover ambientes seguros para os que querem viajar ou precisam se deslocar. Por isso, é muito importante que cada vez mais estabelecimentos façam a adesão ao Selo, que é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros para voltar a viajar, frequentando locais que cumprem protocolos específicos para a prevenção da Covid-19 e posicionando o Brasil como um destino seguro e responsável”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

O Brasil foi um dos 10 primeiros países no mundo a estabelecer protocolos de biossegurança específicos para o turismo que incluem, além de 15 segmentos do setor, um protocolo direcionado ao turista consciente, com uma lista de atitudes que devem ser adotadas por cada um para a proteção de todos.

Os segmentos com maior número de adesão são: Agências de Turismo (8.351), Meios de Hospedagens (6.119), Guias de Turismo (4.008), Transportadora Turística (3.473), Restaurantes e Cafeterias (2.031), Prestador Especializado em Segmentos Turísticos (1.434), Organizadora de Eventos (1.079), Prestador de Infraestrutura de Apoio para Eventos (410), Locadora de Veículos para Turistas (286), Parque Aquático e Empreendimento de Lazer (183), Acampamento Turístico (124), Parque Temático (86), Casa de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística (68), Empreendimento de Apoio ao Turismo Náutico (62) e Centro de Convenções (50).

ADESÃO – Para aderir ao Selo Turismo Responsável, que é totalmente gratuito, o estabelecimento precisa estar com a situação regular no cadastro de prestadores de serviços turísticos (Cadastur), acessar o site do Selo Turismo Responsável, ler as orientações e declarar atender aos pré-requisitos determinados.

O Selo deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente. O estabelecimento pode disponibilizar um QR Code juntamente com o Selo pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional. Caso o turista verifique a ausência da adoção aos protocolos de biossegurança pode entrar em contato com o Disque Saúde pelo telefone 136 ou acionar os órgãos municipais de fiscalização sanitária.

Até o momento, dois de cada 10 estabelecimentos ou guias de turismo registrados no Cadastur emitiram a certificação, que garante ao turista a execução de protocolos específicos para prevenção da Covid-19 no setor.

Fonte: Mtur

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES

ABIH-SC
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.