
Um importante corredor turístico que ligará o Litoral de Santa Catarina à Serra Gaúcha está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Trata-se da pavimentação da Serra do Faxinal, na SC-290, que já atingiu 85% de conclusão e tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2026.
O investimento total é de R$ 76 milhões, recurso proveniente do programa Estrada Boa, do Governo do Estado. A rodovia conecta os municípios de Praia Grande, no Extremo Sul de Santa Catarina, e Cambará do Sul, na região Serrana do Rio Grande do Sul. A ligação é conhecida como “Rota dos Grandes Canyons do Brasil”, localizada na região dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral.

Com a pavimentação completa da Serra do Faxinal e seus cenários impressionantes dos cânions, o novo corredor turístico facilitará o deslocamento de turistas que buscam tanto o calor do litoral quanto o frio da serra — e é frio de nevar, como ocorreu em São José dos Ausentes, em maio, e em Cambará do Sul, em agosto.
A Serra do Faxinal também se consolidará como importante acesso aos municípios de Gramado e Canela, os principais destinos turísticos da Serra Gaúcha.

O investimento milionário prevê a pavimentação em concreto de 15,63 quilômetros, a instalação de sistemas de drenagem e a execução de 16 estruturas de contenção de encostas.
No final de setembro, o prefeito em exercício de Praia Grande, Elizeu Espíndola, comemorou o avanço da obra, considerada um grande propulsor do desenvolvimento socioeconômico do município.
“Trata-se de uma grande conquista para a cidade, com impacto positivo no turismo e no desenvolvimento econômico local. Agradeço ao governador Jorginho Mello pelo apoio para que essa obra se tornasse realidade”, afirmou o prefeito em exercício de Praia Grande, Elizeu Espíndola, o Colonão.

Localizados na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral estão entre as maiores atrações turísticas da região.
Do lado catarinense, destacam-se os municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande. Já do lado gaúcho, Cambará do Sul é o principal ponto de acesso. A região oferece infraestrutura turística completa, incluindo hospedagem e diversas atividades: caminhadas rústicas, rapel, passeios de quadriciclo e a cavalo, além do tradicional boia cross.
Fonte: ND+
Leia também: O que muda com a nova portaria do turismo?