História de boas práticas de Penha integra seleto grupo de destinos premiados no Top 100 Green Destinations 2025
03.out.25 | Por: ABIH-SC

História de boas práticas de Penha integra seleto grupo de destinos premiados no Top 100 Green Destinations 2025

Foto/Divulgação

Penha está no Green Destinations Top 100 Stories 2025. O resultado do concurso foi divulgado no dia 29, momento em que o município foi premiado entre as histórias mais inspiradoras e inovadoras de turismo sustentável em todo o mundo. Penha inscreveu a proposta, “Juntos pelo Destino: A Força das Parcerias Sustentáveis”, na categoria Gestão de Destino.

Segundo a secretária de Turismo, Susan Corrêa, “Juntos pelo Destino: A Força das Parcerias Sustentáveis” é uma iniciativa da Prefeitura de Penha em parceria com a Acipen (Associação Empresarial de Penha), que fortalece o turismo sustentável no município.

“O projeto promove uma governança colaborativa entre poder público, setor privado e comunidade, com foco em preservação ambiental, inclusão social e desenvolvimento econômico”, destaca Susan.

Entre as ações estão mutirões de limpeza, educação ambiental, manutenção do selo internacional Bandeira Azul, instalação de infraestrutura ecológica e campanhas de conscientização. A parceria também viabilizou eventos como a Arena Verão 2025, reduzindo custos públicos.

“Os resultados incluem maior engajamento comunitário, valorização do destino, reconhecimento internacional, como a certificação Green Destinations (categoria prata) e fortalecimento da imagem de Penha como referência em turismo sustentável no Brasil”, finaliza Susan

Neste ano, além de Penha, os destinos brasileiros de Tibau do Sul – Praia da Pipa (RN), Sirinhaém (PE), Fernando de Noronha (PE), Rota do Enxaimel (SC) e Bombinhas (SC) se destacaram entre dezenas de países participantes e garantiram lugar na lista das 100 histórias mais inspiradoras do mundo em turismo responsável.

O Green Destinations Top 100 Stories é uma das mais reconhecidas iniciativas internacionais para identificar, valorizar e compartilhar exemplos de gestão de destinos turísticos alinhados aos princípios globais de sustentabilidade. As inscrições são abertas a destinos de todo o mundo e passam por um processo de avaliação rigoroso, conduzido por especialistas internacionais. Cada destino precisa apresentar uma história de boas práticas ou um case de sucesso.

As candidaturas são avaliadas de forma rigorosa, com base no Green Destinations Standard, um referencial reconhecido pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), que estabelece critérios internacionalmente aceitos para o turismo sustentável.

Fonte: Carneiro News

Leia também: O que muda com a nova portaria do turismo?

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES