Com uma proposta que enfatiza a sustentabilidade, o conhecimento, a inovação e a conexão do turismo com a natureza, ocorrerá em outubro a 1ª Feira Nacional de Ecoturismo e Inovação EcoSummit 2025, na cidade de Praia Grande, no extremo Sul de Santa Catarina. O evento é direcionado a quem atua no trade turístico e irá proporcionar experiências imersivas a partir de uma feira de negócios com soluções inovadoras e práticas ecológicas para hotelaria e ecoturismo, além de workshops e palestras focadas em ESG, que é o conjunto de práticas que avaliam como as empresas lidam com questões ambientais, sociais e de governança. A iniciativa é do Host Lab, a escola de hospitalidade do Grupo Moradas, empresa fundadora do primeiro hotel de luxo da região, o Morada dos Canyons.
Praia Grande, em Santa Catarina, é o cenário perfeito para o primeiro EcoSummit. A cidade conta com um recorte emblemático da natureza brasileira: paisagens vertiginosas, trilhas intensas, mata atlântica preservada, cachoeiras escondidas, além de atrativos famosos, como voo de balão, canionismo, cavalgada e rapel. O município está localizado às margens dos majestosos cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra.
Um paraíso para os entusiastas de aventura ou para quem busca reconexão e calmaria.
A EcoSummit 2025 está marcada para ocorrer nos dias 13 a 15 de outubro, com previsão de 2000 pessoas, 25 estandes na feira de negócios e mais de 16 palestras, bate-papos e workshops. “A EcoSummit se destaca por ser um ambiente plural, que convida participantes a aprender sobre turismo sustentável, incentivar a experiência do ecoturismo na prática e conectar agentes do turismo local, regional e nacional em torno de uma causa comum: a valorização da natureza como ativo base da cadeia turística”, enfatiza Messias Fernandes, fundador do Host Lab e coordenador da feira. “Este modelo de evento não só aproxima empreendedores e gestores de boas práticas, mas também coloca Praia Grande e o sul de Santa Catarina como referência emergente na integração entre ecoturismo, inovação e economia verde.”
Entre os palestrantes confirmados estão Juliana Oliveira, da Seeds of Dreams Institute; o chef Marcos Levi, do restaurante Vistta e do projeto Ferro & Fogo; Tiago Akira, um dos maiores palestrantes do Brasil em marketing digital para turismo; André Bertolucci, azeitólogo e sócio-proprietário do grupo Olivas de Gramado; Wagner Manetti Motta, CEO da Vinícola Jolimont; Lara Perdigão, relações públicas e uma das responsáveis do Summit de Urubici (SC), Margot Rosenbrock, diretora-presidente da ABIH-SC (Associação brasileira da Indústria de hotéis) e gerente comercial dos hotéis Bella Camboriú e Rosenbrock; Jorge Muniz, especialista em LGPD e CEO da Web Security Consultoria; Gustavo Corrêa, fundador da Simbiose Inteligência Artificial e diretor de operações de ESG na Nai-it. Em breve a programação completa poderá ser conferida no site ecosummitbr.com, onde poderão ser realizadas as inscrições para acompanhar e participar do evento. As vagas são limitadas.
SERVIÇO:
O que: EcoSummit 2025 – 1ª Feira Nacional de Ecoturismo e Inovação
Quando: dias 13 a 15 de outubro, com abertura dia 13 às 19h. Os painéis iniciam às 9h até as 18h; e a feira de negócios acontece das 13h às 19h
Onde: na estrutura da Rua Coberta no Centro de Praia Grande (SC)
Inscrições e programação: ecosummitbr.com. Vagas limitadas.
Redes: instagram.com/ecosummitbr
Realização: Hostlab – Escola de Hospitalidade Grupo Morada, fundador do primeiro hotel de luxo da região, o Morada dos Canyons.
Apoios e patrocínios: Prefeitura de Praia Grande, Harus – Amenites para
Hotelaria, Cacaudegran – Chocolate Artesanal, SafetyWork, Cia do Sono,
Dunet, Vista Esquadrias, Tour Canyons, Canyons Sul Balonismo, Império Sul
Enxovais e Avere Marketing