[caption id="attachment_19825" align="alignnone" width="1080"] Uma das mais famosas praias em Santa Catarina: a badalada Praia Central de Balneário Camboriú – Foto: PMBC/Divulgação[/caption]
Você já ouviu falar em “turismo do sono”? Trata-se de uma modalidade em que viajantes escolhem destinos com o objetivo principal de priorizar o sono de qualidade e o relaxamento. Um guia elaborado com base em uma pesquisa feita pela plataforma de viagens KAYAK revela que cidades catarinenses como Florianópolis, Balneário Camboriú e Bombinhas integram a lista das 20 melhores nesta modalidade no Brasil.
Um guia elaborado com base em uma pesquisa feita pela plataforma de viagens KAYAK revela que cidades catarinenses como Florianópolis, Balneário Camboriú e Bombinhas integram a lista das 20 melhores nesta modalidade no Brasil.
Para desenvolver o ranking dos principais destinos de turismo do sono, passaram por análise lugares para férias relaxantes que oferecem não apenas um ambiente sossegado, mas também condições ideais para um sono tranquilo.
Santa Catarina aparece três vezes no ranking dos 20 primeiros colocados. Florianópolis está na 4ª posição, enquanto Balneário Camboriú é a 10ª colocada e Bombinhas, a 13ª da lista.
No cenário nacional, integram as primeiras posições: Natal (RN), Bertioga (SP) e Foz do Iguaçu (PR). Entre os destinos internacionais, o primeiro lugar ficou com a cidade de Split, na Croácia, seguido por Canmore, no Canadá. Com a medalha de bronze, Andorra-a-Velha, em Andorra.
Nas cidades brasileiras, foram analisados fatores como qualidade do ar, disponibilidade de acomodações de spa e bem-estar, proximidade da natureza e o preço médio das acomodações. Veja o ranking:
O guia especializado, classificando oficialmente os melhores destinos brasileiros para o turismo do sono, foi desenvolvido em colaboração com o cientista do sono Dr. Jason Ellis, professor de Ciências do Sono na Universidade de Northumbria.
“Distúrbios como níveis de ruído e proximidade limitada com a natureza podem te impedir de alcançar o sono profundo e restaurador que você precisa para sentir seu corpo verdadeiramente rejuvenescido. Ao escolher destinos que limitam esses tipos de fatores inibidores do sono, você pode garantir uma experiência de férias mais tranquila”, diz o Dr. Jason Ellis.
A pesquisa organizada pela plataforma revela que dois terços dos brasileiros colocam o descanso e a regeneração no centro de seus planos de viagem.
Além disso, 14% das pessoas esperam encontrar zonas de desintoxicação digital nos hotéis nos próximos cinco anos. Os dados da pesquisa também dizem que 20% dos brasileiros gostariam de colocar o sono em dia em suas próximas viagens.
“Viagens focadas em dormir podem ser uma ótima forma de compensar parte da ‘dívida de sono’ que experimentamos na vida diária, então planejar com antecedência uma viagem com esse intuito é importante para assegurar que essa ‘dívida’ seja paga da melhor maneira”, finaliza Ellis.
Fonte: ND MAIS
Leia também: Atthos Energy Expande Presença em Florianópolis e Reforça Compromisso com a Energia Solar Sustentável