Para atender ao mercado cada vez mais inovador e suprir as necessidades dos consumidores em busca de conveniência e liberdade de escolha, as tecnologias são indispensáveis. Dentre elas, estão as tecnologias de autoatendimento, que são sistemas e ferramentas digitais que possibilitam que usuários realizem serviços e operações por conta própria, sem a necessidade de auxílio ou intervenção de um atendente humano.
Desenvolvidos para serem intuitivos e fáceis de usar, esses recursos tecnológicos otimizam inúmeras operações das empresas, assim como proporcionam uma experiência eficiente e satisfatória para o usuário final.
Tecnologias de Autoatendimento no Brasil
As tecnologias de autoatendimento chegaram ao Brasil nas décadas de 1970 e 1980, com os primeiros caixas eletrônicos (ATMs – Automated Teller Machine).
Esses equipamentos foram inicialmente introduzidos pelos bancos para possibilitar que os clientes realizassem transações básicas, como saques e consultas de saldos. Além disso, serviam para:
Algum tempo depois do sucesso do autoatendimento no setor bancário, outras áreas adotaram essas tecnologias.
Embora houvesse uma resistência inicial, principalmente entre os consumidores menos familiarizados com a tecnologia, ações de educação e suporte ao usuário ajudaram a superar essas barreiras.
Desse modo, a aceitação do público cresce cada vez mais, expandindo esse tipo de tecnologia para diversos ambientes.
Tecnologias de autoatendimento: cenário atual
Nos últimos anos, as facilidades desses equipamentos começaram a ser notadas, se expandiram ainda mais, caindo no gosto das empresas e dos consumidores.
No meio empresarial, o crescimento foi impulsionado pela busca por:
Tecnologias de autoatendimento: principais vantagens para as empresas
Conheça os principais benefícios da adoção de tecnologias de autoatendimento nas empresas.
Do mesmo modo, as tecnologias de autoatendimento também atendem necessidades e expectativas dos consumidores.
Para esse público, esses recursos trazem diversas possibilidades:
Tecnologias de autoatendimento: principais vantagens para os consumidores
Autonomia: os clientes podem escolher produtos e fazer compras de forma independente, sem a necessidade de esperar pelo atendimento de um funcionário;
Agilidade: os sistemas de autoatendimento geralmente reduzem o tempo de espera, permitindo que os clientes resolvam suas questões de forma rápida;
Horários estendidos: possibilita o acesso a serviços fora do horário convencional;
Personalização: muitas tecnologias de autoatendimento oferecem interfaces personalizáveis que se adaptam às necessidades dos usuários. Por exemplo: possibilitam que o cliente escolha o idioma que prefere ser atendido;
Confidencialidade: os clientes podem realizar transações de forma mais discreta e pessoal, sem a necessidade de contato direto com funcionários.
Para atender empresas e consumidores, as soluções tecnológicas de autoatendimento são variadas. Para cada necessidade, há uma tecnologia certa.
Dentre elas, destacam-se:
Caixas eletrônicos: possibilitam que os clientes realizem operações bancárias, como saques, depósitos, transferências e pagamentos de contas;
Caixas self-checkout: comum em supermercados e lojas de varejo para que os clientes escaneiem e paguem as compras de forma independente;
Quiosques de autoatendimento: cada vez mais presente em restaurantes de fast food, shoppings, cinemas e hospitais, permitindo pedidos, pagamentos e consultas de informações;
Totens de atendimento em serviços públicos: utilizados para agendamento de serviços, emissão de senhas e consultas;
Aplicativos e webapps: oferecem funcionalidades para pedidos, pagamentos, agendamentos e suporte ao cliente;
Chatbots e assistentes virtuais: normalmente utilizam inteligência artificial para fornecer suporte e informações aos clientes, além de resolver diversas questões de interesse do público;
Totens para check-ins e checkout: encontrados em lugares como aeroportos, hotéis, pousadas e resorts, permitem que os usuários façam check-in, emitam bilhetes, façam pagamentos e outras operações.
Sistemas de reservas online: utilizados em setores como hotelaria, aviação e entretenimento, permitem que os clientes façam reservas, comprem ingressos e gerenciem suas reservas de forma independente.
Tecnologias de autoatendimento para o setor hoteleiro
A praticidade e a eficiência proporcionadas por essas soluções tecnológicas fizeram que o setor hoteleiro também aderisse a equipamentos e sistemas de autoatendimento.
A automação de processos e de atendimentos em um hotel, pousada, resort ou outro meio de hospedagem é capaz de:
A fim de alcançar esses objetivos, existem tecnologias que abrangem desde o check-in até a gestão de feedback.
Conhecendo todo o processo gerencial e operacional de hotéis, acompanhando as mudanças de mercado e as novas exigências e necessidades dos consumidores, a Desbravador dispõe ao setor, além dos sistemas hoteleiros (PMS), diversos softwares de autoatendimento.
Dentre essas tecnologias está o Totem de Autoatendimento para hotéis, pousadas e resorts.
Autoatendimento – Terminal para check-in e checkout
Um totem de autoatendimento é uma ótima alternativa para check-ins e checkouts mais ágeis e inovadores. Além disso, simplifica processos, evita filas e melhora a experiência dos hóspedes.
Conheça algumas facilidades do Totem de Autoatendimento para hotéis da Desbravador.
Prático: com total autonomia, sem contato com atendentes, o hóspede poderá preencher o cadastro, fazer o check-in, habilitar a chave do apartamento e realizar o checkout.
Multifuncional: além de realizar essas operações, é possível acessar informações relativas à estadia e efetuar o pagamento.
Eficiente: por diminuir as filas na recepção, otimiza processos e o tempo dos atendentes.
Intuitivo: é muito simples de usar, tanto pelas equipes do hotel como pelos hóspedes. As telas são autoexplicativas para facilitar o atendimento autônomo.
Integrado: todas as informações lançadas no totem de autoatendimento são enviadas instantaneamente ao PMS (sistema do hotel).
Compacto: ocupa pouquíssimo espaço, pode ser instalados em diversos pontos do hotel para melhorar e agilizar ainda mais o atendimento.
Personalizável: pode ser personalizado com o logotipo e identidade visual do hotel ou da pousada.
Acompanhe as tendências e as inovações do mercado hoteleiro. Gere atendimentos mais ágeis e independentes com o terminal de Autoatendimento da Desbravador.
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Fonte: Desbravador
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