A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC) esteve reunida ontem (10/09), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) para apresentar ao presidente da Comissão de Turismo, deputado Carlos Humberto, um conjunto de demandas estratégicas consideradas essenciais para o fortalecimento do turismo no Estado.
No encontro, além da diretora-presidente Margot Rosenbrocker estiveram presentes o diretor regional da Grande Florianópolis, Luciano Oliveira, o conselheiro Ranieri, a gerente executiva da ABIH-SC e Juliana Bossi Castro.
De acordo com a diretora-presidente da ABIH-SC, Margot Rosenbrock, a iniciativa representa a união do setor em busca de soluções concretas para ampliar a competitividade de Santa Catarina. “Estamos apresentando um conjunto de prioridades e demandas estratégicas consideradas fundamentais para o fortalecimento do turismo catarinense, pois acreditamos que esse é o caminho para gerar empregos, atrair investimentos e consolidar nosso Estado como referência no cenário nacional e internacional”, destacou
As propostas entregues foram estruturadas a partir de uma pesquisa com hoteleiros associados e organizadas em cinco eixos centrais: Incentivos Fiscais e Tributários;
Criação de benefícios fiscais nos moldes do PERSE – para estimular reinvestimentos; Simplificação da reforma tributária, reduzindo custos operacionais; Implantação de incentivos econômicos e fiscais específicos para o turismo e Segurança;
No eixo de Incentivos Fiscais e Tributários, a ABIH-SC defendeu a criação de benefícios fiscais semelhantes ao PERSE, capazes de estimular reinvestimentos, além de uma reforma tributária simplificada e de incentivos específicos voltados ao setor turístico, reduzindo custos e promovendo a sustentabilidade econômica das empresas.
Quanto à Regulação e Segurança Jurídica, a entidade destacou a necessidade de regulamentar e fiscalizar plataformas de aluguel por temporada, como o Airbnb, para garantir isonomia tributária e concorrência justa, além da revisão da legislação trabalhista em atividades já modernizadas por tecnologia e da participação efetiva do trade turístico na formulação de novas leis que impactem diretamente o setor.
No eixo de Infraestrutura e Mobilidade, foram apresentadas propostas como a ativação estratégica do Centro de Eventos do Norte da Ilha para atrair turismo de negócios e a realização de investimentos prioritários em obras viárias, especialmente na BR-470 e na ligação entre Paraná e Santa Catarina, essenciais para a integração logística e para o fluxo turístico.
Em relação à Segurança Pública, a ABIH-SC reforçou a importância da implementação de tecnologias de monitoramento e segurança que assegurem maior tranquilidade a turistas e empreendimentos, tornando os destinos catarinenses mais confiáveis e atrativos.
A diretora-presidente da ABIH-SC, Margot Rosenbrock, destacou que a entrega das propostas à Comissão de Turismo é fundamental para avançar em soluções conjuntas: “Nosso setor é um dos pilares da economia catarinense e precisa de condições mais favoráveis para competir de forma justa, moderna e sustentável”, afirmou.
Por fim, no eixo de Promoção e Desenvolvimento do Turismo, a entidade propôs a reestruturação do Conselho Estadual de Turismo e o fortalecimento dos Conselhos Municipais, de forma a ampliar a participação das comunidades locais e do setor privado na elaboração de políticas públicas que apoiem o crescimento ordenado e sustentável do turismo em todas as regiões do Estado.
O encontro foi o primeiro passo nessa conexão entre o poder legislativo e a ABIH-SC. Já ficou agendado um novo encontro com data a ser definida para um café com um número maior de hoteleiros e parlamentares para tratar melhor as ações.
Fonte: ABIH-SC
Leia também: Turismo catarinense une forças no 1º Fórum Estadual das IGRs