No dia 5 de março (quinta-feira), às 15 horas, o Serviço Social do Comércio (Sesc) realiza a cerimônia de lançamento da pedra fundamental para a construção do Complexo Turístico em Urubici. O evento acontece no local onde será instalado o novo espaço do Sesc na Serra catarinense, na Av. Adolfo Konder, 1011 – Traçado, Urubici. A solenidade contará com as presenças do Presidente da Fecomércio SC, Sesc e Senac, Hélio Dagnoni, da Diretora Regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista, do Governador Jorginho Mello, além de autoridades, convidados e imprensa.
Com investimento de R$ 294.102.079,92 em obras, o Complexo Turístico é composto por duas estruturas principais, Hotel e Centro de Eventos, além de áreas complementares destinadas ao atendimento dessas instalações, totalizando 33.913,22 m² de área construída. O empreendimento promete transformar a experiência turística na região, fortalecendo a infraestrutura local e posicionando Urubici entre os principais destinos de turismo de inverno do Brasil.
O Hotel será erguido em um edifício de seis pavimentos, reunindo acomodações para hóspedes, restaurante, cafeteria, piscina térmica, sala de jogos, ambientes multiuso para atividades diversas e espaço para práticas físicas, também disponível à comunidade local. No térreo, voltado para a Avenida Adolfo Konder, haverá uma área coberta com seis quiosques, voltados à valorização do artesanato e da gastronomia regional. O projeto contempla ainda um pátio para eventos, concebido para receber atividades recreativas e esportivas, além de apresentações artísticas em diferentes expressões culturais.
O Centro de Eventos ocupará uma edificação de dois pavimentos, abrigando um salão principal com palco e capacidade para até 3.400 pessoas, restaurante e estacionamento coberto, que também poderá ser utilizado como área complementar para a realização de atividades. O espaço contará ainda com salas destinadas ao desenvolvimento de projetos institucionais, como o Criar Sesc e o Trabalho Social com Grupos, além de ambientes multiuso e administrativos, alojamentos, refeitório e área de descanso para funcionários. O local terá tratamento acústico adequado, de modo a evitar interferências sonoras e garantir conforto durante as atividades.
O complexo será complementado por passarelas cobertas em formato de pérgulas e estruturas de apoio, como torre de caixa d’água, duas subestações, geradores de energia, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), entre outras instalações necessárias ao pleno funcionamento do empreendimento.
O projeto foi concebido para atender às demandas de acessibilidade e sustentabilidade, em consonância com os valores e a missão do Sesc. No campo ambiental, destaca-se a implantação de sistema de geração de energia solar, reforçando o compromisso com a eficiência energética e a redução de impactos.
Para o Presidente da Fecomércio-SC, Sesc e Senac, Hélio Dagnoni, trata-se de um projeto que beneficia diretamente a comunidade, impulsiona o turismo e dinamiza a economia. Estamos comprometidos com o desenvolvimento sustentável e fortalecimento das comunidades onde atuamos, gerando oportunidades, ampliando o acesso ao turismo de qualidade e contribuindo para o crescimento da Serra catarinense”, afirma. “Iniciativas como esta são resultado de um planejamento estratégico consistente e da confiança da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que, sob a gestão do presidente José Roberto Tadros, tem aprovado os pleitos apresentados pela Fecomércio Santa Catarina”.
Este será o quarto hotel do Sesc em Santa Catarina, somando-se ao Hotel Sesc Cacupé, ao Hotel Sesc Blumenau e à Pousada Rural Sesc Lages, consolidando a atuação da instituição no segmento de turismo social no Estado. Como destaca a Diretora Regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista: “Este projeto reafirma nosso compromisso com o turismo sustentável e social, proporcionando experiências qualificadas que valorizam a cultura local, estimulam a economia e fortalecem a identidade da Serra catarinense. Mais do que ampliar nossa rede, estamos ampliando possibilidades para trabalhadores do comércio, suas famílias e toda a sociedade.”