A Serra Catarinense, que mais representa o inverno do Brasil, registrou, na temporada 2025, crescimento de 26% nos gastos por grupos de turistas e também recebeu mais visitantes de outros estados.
O turismo de inverno ganhou força na Serra Catarinense em 2025 com maior presença de visitantes de fora do estado e crescimento de 26% no gasto médio, apurou a pesquisa sobre a temporada realizada pela Federação das Empresas de Comércio e Serviços (Fecomércio-SC). O valor por grupo de turistas – de famílias ou amigos com três ou quatro pessoas – subiu para R$ 3.350 neste inverno, frente a R$ 2.824 no mesmo período de 2024.
A pesquisa da Fecomércio também apurou que do total de visitantes, 39,4% vieram de outros estados neste ano, frente a 37% no ano anterior. A maioria de fora de SC veio de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Os demais foram catarinenses que se deslocaram para as visitar as regiões frias do estado.
Presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, comentou os resultados da pesquisa nesta quarta-feira (Foto: Fecomércio, Divulgação)
De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, este é o segundo ano consecutivo em que o gasto médio dos grupos de turistas cresceu mais de 25%. Em 2024 frente ao ano anterior, o avanço alcançou 27%.
Com viagens com duração média de 3,4 dias, os visitantes da Serra acabaram investindo mais em alimentação, que chegou a 36% do total. Na sequência, vieram hospedarem, com 24%, compras no comércio, 15%, lazer 13% e transporte 12%.
A pesquisa da Fecomércio-SC sobre o turismo de inverno foi realizada entre os meses de julho e agosto em 10 municípios serranos. Foram ouvidos 404 visitantes e 363 empresários.
– Esses dados demonstram que o turismo em Santa Catarina deixou de ser algo sazonal. Temos visitantes em todas as épocas do ano, e isso é excelente. No caso da Serra Catarinense, é possível ver o crescimento ano após ano, especialmente durante o inverno, mas não só. Isso é fruto de um trabalho de profissionalização dos nossos destinos, que tem gerado esses resultados positivos que as nossas pesquisas estão registrando – analisa Dagnoni.
A pesquisa apurou também a renda média das famílias. O maior percentual, de 24%, tinha renda de cinco a oito salários-mínimos. Depois veio o grupo com renda de dois e cinco salários-mínimos, 21%. E o número de visitantes com renda acima de 15 salários-mínimos cresceu quase 50% frente a média histórica.
Um ponto destacado pela Fecomércio na pesquisa é a nacionalidade dos visitantes de inverno. Quase todos, 99,8% eram brasileiros. Dos catarinenses, as regiões maiores emissoras foram a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí.
Para o presidente da Fecomércio, também tem ajudado o fato de o trade turístico estar investindo em novos equipamentos. A Serra de SC ganhou mirante de vidro, tirolesa e passeios off-road. Outra característica é o meio de transporte usado. Do total, 86,1% viajaram de automóvel próprio e 7,2% de avião. O modal aéreo cresceu 2,7 pontos percentuais frente a 2024 e custa 78% mais frente a média geral.
Para esta temporada, mais uma vez teve promoção nacional com a campanha da Estação Inverno do governo do Estado. A secretária de turismo, Catiane Seif, informou no lançamento da campanha que a divulgação é nacional porque esse é o turista que viaja mais no inverno brasileiro. Os turistas internacionais tendem a viajar mais para regiões de calor.
Fonte: NSC TOTAL
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