Santa Catarina vê turismo ganhar força novamente
02.fev.23 | Por: ABIH-SC

Santa Catarina vê turismo ganhar força novamente

Santa Catarina vê turismo ganhar força novamente

O momento é de otimismo em Santa Catarina. Isso porque o turismo do estado está voltando a ganhar força neste começo de ano. Na capital, por exemplo, houve aumento da procura de hotéis para o Carnaval e a ocupação já passa de 85%, aponta o portal Nd Mais. A ABIH-SC estima que o indicador deve oscilar entre 90% e 100% no período.

Luciano Pereira e Oliveira, diretor regional da entidade na Grande Florianópolis, destaca que as diárias costumam ter elevação de 20% durante as festividades. “Quanto mais próximo do Carnaval, mais altas ficam as tarifas”, pontua. Segundo dados do SHRBS (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis) de 2020, a cidade conta com 34,4 mil leitos 12,5 mil UHs.

Seguindo o otimismo da capital, Balneário Camboriú registrou recorde na ocupação nos últimos seis anos, com melhor índice em 2022. No período, a média chegou a 68,19%, demonstrando a retomada do turismo no pós-pandemia, segundo reportagem do Visor Notícias. O resultado é o melhor desde 2017, quando o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, que tem realizado ações de divulgação do destino, iniciou a coleta de dados.

Andrezza Negrini, presidente do convention, explica que a situação do turismo da cidade voltou a se consolidar e isso é visível com o percentual de ocupação. Margot Libório, vice-presidente da entidade, afirma que o otimismo é creditado tanto ao lazer, quanto ao retorno dos eventos.

“Tudo isso motiva as pessoas a virem conhecer Balneário Camboriú. O conjunto da oferta turística, aliado ao retorno das viagens, fez de 2022 um ano histórico para o turismo, mesmo considerando que no começo do ano fomos impactados pela variante Ômicron. E para 2023, esperamos que os resultados sejam ainda melhores”, diz.

Santa Catarina: turismo internacional

Na temporada de verão, o fluxo de turistas argentinos no litoral catarinense triplicou em relação a 2022. No extremo oeste, os hermanos já enfrentam fila para conseguir entrar e sair do país. De 1º a 25 de janeiro de 2022, cerca de 31 mil turistas visitaram o litoral do estado. Já neste ano, no mesmo recorte, o número chegou a 77 mil.

Conforme a Polícia Federal, as filas têm se formado devido à necessidade de conferência da documentação dos turistas. Além dos documentos pessoais e do veículo, os visitantes precisam apresentar o esquema vacinal atualizado ao entrar no país, além de teste negativo para Covid-19, realizado em um intervalo de 72 horas. O aumento também se refletiu no fluxo aéreo, que também avançou em relação à última temporada.

(*) Crédito da capa: andreadelima87/Pixabay

Fonte: Hotelier News

Leia também: Solution4Hotel – A nova Plataforma de Compras para o mercado hoteleiro

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES

ABIH-SC
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.