

Novo cartão-postal de praia badalada de SC atrai turistas e muda a qualidade da água para melhorFoto: Divulgação/ND Mais
Mais do que um novo ponto turístico, arquitetônico e urbano, o Píer Oporto tem sido apontado como um elemento com impacto ambiental relevante para o litoral de Itapema e região. O empreendimento atua na dinâmica costeira, contribuindo para a redução do acúmulo de sedimentos na orla e para a mitigação de processos de erosão em áreas influenciadas pelas correntes e pelas ondas. Levantamentos do órgão ambiental estadual indicam que o projeto também está associado à melhora da qualidade da água do mar no entorno.
Dados do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) mostram que os pontos de monitoramento localizados na rua 319, em Itapema, e na rua Almirante Fonseca Neves, em Porto Belo – ambos próximos ao Píer Oporto – registraram 100% de balneabilidade ao longo de 2025.
O resultado ganha relevância quando comparado ao histórico das medições. Em 2023, antes do início das obras, o ponto da rua 319, em Itapema, teve 35 coletas realizadas pelo IMA, das quais 13 indicaram água imprópria para banho. Em 2024, com 50 coletas no mesmo local, 16 análises apontaram impropriedade, sendo 15 delas durante a temporada de verão, período em que a construção do píer ainda estava em fase inicial.
Já em 2025, com a obra em estágio avançado, as 40 coletas realizadas no ponto da Rua 319 apresentaram resultado positivo, com a água classificada como própria para banho em todas as medições. Situação semelhante foi registrada no ponto da rua Almirante Fonseca Neves, em Porto Belo. Em 2023, das 35 coletas realizadas, 16 semanas apresentaram impropriedade. Em 2024, das 50 análises, apenas duas indicaram condições inadequadas, nos dias 2 e 8 de janeiro, período inicial das obras do píer. Em 2025, todas as 40 coletas apontaram balneabilidade total, indicando melhora consistente na qualidade da água.
“Já era perceptível a mudança na dinâmica da orla, com redução de sedimentos, o que melhora a experiência dos banhistas. Os dados do IMA confirmam essa percepção, mostrando que a qualidade da água no entorno do píer apresentou melhora significativa, com os pontos monitorados permanecendo próprios para banho há mais de um ano”, afirma Maycol Marini, sócio e diretor-presidente do Píer Oporto.
Inaugurado em 22 de dezembro, o Píer Oporto passou a concentrar grande fluxo de visitantes na região. Com cerca de 300 metros de extensão sobre o mar e aproximadamente 18 mil metros quadrados de área construída, o equipamento está localizado em Meia Praia e se integra à paisagem urbana do município. Além do uso turístico e de lazer, o projeto tem reflexos na economia local, com impacto na geração de empregos e no setor imobiliário de Itapema.
Com arquitetura moderna e soluções inéditas, o Píer Oporto é o único do continente com estacionamento sob a plataforma principal, oferecendo 226 vagas. O espaço foi planejado para proporcionar uma experiência completa de lazer, turismo e entretenimento, com lojas, restaurantes, quiosques, academia com vista panorâmica 360° para o mar, além de áreas de convivência e um mix comercial diversificado.
Entre as mais de 50 operações comerciais, o destaque é o Hard Rock Café Itapema — a única unidade da marca no mundo construída sobre a água.
Fonte: ND
Leia também: Santa Catarina tem salto de 50% de aumento nas chegadas de turistas estrangeiros em 2025