Ministério do Turismo se reúne com o setor hoteleiro para tratar do prazo de implementação da nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes
05.fev.26 | Por: ABIH-SC

Ministério do Turismo se reúne com o setor hoteleiro para tratar do prazo de implementação da nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes

O Ministério do Turismo deu mais um importante passo para a modernização do setor de hospitalidade no Brasil. Na quinta-feira (29), o Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Augusto Rocha, se reuniu com as entidades representativas dos meios de hospedagem integrantes do Conselho Nacional do Turismo. O objetivo do encontro foi alinhar junto ao trade o prazo de adesão à FNRH e solicitar o engajamento do setor junto ao Ministério do Turismo.

A reunião, realizada em formato virtual, funcionou como um espaço estratégico de diálogo entre o governo federal e o trade turístico. Durante a conversa, foi possível apresentar as funcionalidades da nova ferramenta, esclarecer dúvidas operacionais dos hoteleiros  presentes e ouvir as demandas de quem está na ponta do atendimento aos turistas.

Essa aproximação reforça o compromisso da Pasta em construir soluções conjuntas que desburocratizem o turismo nacional. A modernização do registro de hóspedes é uma demanda antiga do setor e promete trazer mais agilidade e segurança tanto para os estabelecimentos quanto para os viajantes que circulam pelo país.

Para o Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Augusto Rocha, o engajamento do setor é fundamental para o sucesso desta iniciativa. Ele destacou que a parceria entre o Ministério do Turismo, as entidades representantes do setor, os meios de hospedagem e os gestores públicos garantirá uma adesão tranquila e eficiente ao novo modelo.

“Trabalhando em conjunto com os meios de hospedagem, essa implementação se torna mais eficaz. Hoje, nos reunimos para tirar dúvidas, mas também para lembrarmos que estamos à disposição durante esse processo de transição, que é o futuro do nosso setor”, afirmou o secretário durante o encontro.

Agilidade – A grande novidade da nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes é que ela passa a ser 100% digital, eliminando a necessidade de formulários de papel e o acúmulo de arquivos físicos. Com a mudança, o check-in torna-se on-line, automático e muito mais rápido, garantindo maior eficiência operacional para os meios de hospedagem e mais comodidade para o turista na hora da chegada.

Os meios de hospedagem devem ficar atentos ao prazo: a adesão ao novo sistema deve ser feita até o dia 19 de fevereiro de 2026. A digitalização não apenas simplifica a rotina da recepção, mas também melhora a qualidade dos dados turísticos coletados, essenciais para o planejamento de políticas públicas para o setor.

Confira AQUI o vídeo institucional de como aderir à Ficha Nacional de Registro de Hóspedes Digital.

Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Mtur

Leia também: Votação aos Melhores Fornecedores da Hotelaria 2025 foi recorde

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES

ABIH-SC
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.