Itapoá agora é oficialmente categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro, reconhecimento máximo concedido pelo Ministério do Turismo aos municípios com maior desempenho no setor. A conquista reforça o potencial turístico da cidade e abre novas possibilidades para investimentos, repasses federais e desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao turismo.
A nova classificação segue critérios rígidos definidos por portaria publicada no Diário Oficial da União. Entre os requisitos, estão a existência de órgão gestor de turismo, dotação orçamentária específica, Conselho Municipal de Turismo ativo, adesão formal ao Programa de Regionalização do Turismo, além de dados sobre a movimentação turística e a infraestrutura do setor.
De acordo com o Ministério do Turismo, o objetivo é garantir que as políticas públicas para o setor sejam baseadas em informações atualizadas e realistas, promovendo o crescimento ordenado e sustentável das regiões com vocação turística.
“Essa conquista é reflexo de um trabalho em equipe, com planejamento, organização e valorização das nossas riquezas naturais e culturais. Itapoá vive um novo momento”, destacou o prefeito Jeferson Garcia.
Entre os indicadores que contribuíram para a elevação de Itapoá à categoria A estão o crescimento no número de estabelecimentos de hospedagem, geração de empregos no setor, aumento da arrecadação de tributos federais provenientes do turismo e a oferta de atrativos que vão além do litoral, como o turismo rural, de eventos e ecológico.
“A classificação A mostra que estamos no caminho certo. Mais do que um título, é um aval que fortalece nosso planejamento e amplia a capacidade de captar recursos para infraestrutura e promoção turística”, enumera o secretário do Departamento de Turismo e Cultura, Thiago Simões.
Com a nova posição no mapa, Itapoá integra um seleto grupo de municípios brasileiros com maior relevância no cenário turístico nacional, ao lado de destinos consolidados como Foz do Iguaçu (PR), Florianópolis (SC) e Gramado (RS).
Além de visibilidade e prestígio, a classificação A possibilita maior prioridade no acesso a programas federais e ações de fomento, como investimentos em obras, sinalização, qualificação profissional e campanhas promocionais.
Itapoá confirma, assim, sua vocação turística não apenas pelas belezas naturais, mas pela gestão comprometida com o crescimento sustentável, que une planejamento, participação social e valorização da identidade local.
Itapoá é destino. É futuro. É categoria A.
Fonte: Itapoa
Leia também: Rota turística “Costa Azul” é criada por lei federal para impulsionar turismo em quatro cidades de SC