O secretário Especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, reafirmou o compromisso da Receita Federal com a transparência do PERSE (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) e anunciou que o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, firmou o compromisso de autorizar a abertura de uma auditoria conjunta entre o Governo Federal e o setor privado, com objetivo de apurar possíveis desvios no uso do benefício, sem comprometer a imagem das empresas sérias que atuam conforme as regras estabelecidas.
“Se for encontrado desvios, o valor será utilizado para reabrir o programa em prol dos setores afetados pela pandemia”, afirmou Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), nesta terça-feira (29). O empresário liderou um grupo de representantes da hotelaria de 25 estados do país, que esteve reunido com Robinson Barreirinhas, em Brasília (DF), para cobrar esclarecimentos sobre a extinção do PERSE.
Durante o encontro, Manoel Linhares ressaltou que o PERSE foi o primeiro benefício fiscal efetivo concedido à indústria hoteleira e para o turismo na história do Brasil, apesar de sua reconhecida relevância como geradora de empregos. O encontro foi articulado pelo próprio empresário e contou com as presenças dos asenadores Irajá Abreu, Cid Gomes, Efraim Filho e pelo presidente da Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira, Deputado Federal Gilson Daniel.
Como encaminhamento, o secretário Especial da Receita Federal também acolheu as sugestões apresentadas pela comitiva, comprometendo-se a dar transparência e abrir os dados do programa, respeitando a confidencialidade empresarial; Formalizar um grupo de trabalho conjunto entre o poder público e o setor privado para auditoria técnica do uso do PERSE e apresentar um cronograma de ação e viabilizar as formalidades para a instalação desse grupo de trabalho.
Fonte: Turismo em foco
Leia também: Osmar Vailatti é destaque na Revista Digital Paysage – Diário do Turismo