Festa do Pinhão 2025 deve movimentar a economia e turismo na Serra de SC por 17 dias
05.jun.25 | Por: ABIH-SC

Festa do Pinhão 2025 deve movimentar a economia e turismo na Serra de SC por 17 dias

Festa do Pinhão 2025 deve movimentar a economia e turismo na Serra de SC por 17 dias

Este ano, a festa está com uma proposta renovada, com foco no fortalecimento do tradicionalismo e resgate cultural (Foto: Prefeitura de Lages, Divulgação)

A 35ª edição da Festa Nacional do Pinhão de Lages, batizada de “Raízes”, começa nesta sexta-feira (6) com expectativa de público e aquecimento do comércio e do turismo na Serra Catarinense. Este ano, a festa está com uma proposta renovada, com foco no fortalecimento do tradicionalismo e resgate cultural.

Segundo a organização do evento, 60 mil ingressos já foram retirados para os shows nacionais. A procura vem de 297 cidades de 19 estados. A expectativa é chegar nos 100 mil ingressos para os shows nacionais. Além disso, são esperadas de 5 a 8 mil pessoas na Praça João Costa.

A mudança no formato, com atrações gratuitas e programação estendida por 17 dias, ampliou a expectativa de movimentação turística e econômica. A secretária de Turismo de Lages, Ana Vieira, destaca que o novo modelo já tem impactos positivos, especialmente na hotelaria.

— Essa mudança do formato da festa nos trouxe uma expectativa melhor de ocupação hoteleira para o segundo e para o último final de semana. Nós tínhamos, tradicionalmente, somente um final de semana que impactava mais a hotelaria. E agora temos dois, que impactam a hotelaria com os turistas — afirmou.

Com atividades mais diurnas e integradas ao centro da cidade, o evento aposta no apelo familiar e na valorização do comércio local. Segundo a secretária, a rua coberta de 103 metros será um dos grandes destaques, com estrutura para apresentações culturais, espaço gastronômico e participação de nove entidades filantrópicas.

— Como a festa é gratuita e muito mais diurna, no centro da cidade, ela vai envolver também os comerciantes. Então, tem a possibilidade de trazer um outro público — complementa Ana Vieira.

Recanto do Pinhão

O Recanto do Pinhão Aracy Paim, no calçadão da Praça João Costa, será o centro do tradicionalismo. A abertura oficial será nesta sexta-feira, 6 de junho, às 20h, com apresentação do grupo Quarteto Coração de Potro. Ao longo dos 17 dias, o palco receberá atrações musicais, incluindo nomes como Os Filhos do Rio Grande, Luiz Marenco, Mano Lima e Elton Saldanha.

Ao todo, 99 apresentações passarão pelo palco do Recanto, sendo 51 atrações musicais e mais 48 apresentações das canções das Sapecadas.

Programação cultural e estrutura ampliada

Durante os 17 dias, a Praça João Costa será palco de shows nativistas, apresentações culturais e das tradicionais Sapecada da Serra Catarinense e Sapecada da Canção NativaA estrutura do centro foi ampliada em relação à edição anterior, oferecendo mais conforto e acessibilidade ao público.

Além da Rua Coberta, o Mercado Público também contará com programação especial, reunindo apresentações artísticas e atrações gastronômicas com foco na culinária serrana.

Gastronomia Típica

A gastronomia é um dos pilares da 35ª Festa Nacional do Pinhão, com destaque para pratos típicos que valorizam ingredientes da Serra Catarinense, com o pinhão com o grande destaque, presente em diversas receitas doces e salgadas.

Nove entidades filantrópicas da cidade estarão na Rua Coberta, oferecendo comidas típicas e tradicionais. Já o Mercado Público, que integra a programação no centro, será ponto de encontro para quem busca experiências gastronômicas mais variadas, com foco na culinária regional, valorizando produtores e chefs locais em um ambiente acessível e integrado à festa.

Comércio local vive o clima da festa

A Festa do Pinhão já movimenta também as ruas do centro de Lages. Com mais de 50 lojas participando do concurso de vitrines temáticas, o comércio se engaja na valorização da cultura serrana. Fachadas e vitrines ganham decoração alusiva ao pinhão, à música nativista e aos elementos da tradição local.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL Lages), Célio Bueno, ressalta o poder econômico do evento. “A Festa do Pinhão é um dos períodos mais importantes do ano para a nossa economia. É quando a cidade recebe visitantes, leva o também o lageano para acompanhar a programação, movimentando diversos setores e aquecendo as vendas no comércio local. É uma oportunidade de crescimento para todos.”

Shows gratuitos no Estádio Vidal Ramos Júnior, o Tio Vida

Os cinco grandes shows nacionais da festa acontecem entre os dias 18 e 22 de junho no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior. A entrada é gratuita, mas requer cadastro prévio no site da Ingresso Nacional, acessado pela página oficial do evento.

Cada pessoa pode solicitar até cinco ingressos, sendo um por noite, todos vinculados ao CPF. Os bilhetes são digitais, intransferíveis e validados por QR Code. Para entrar no estádio, será necessário apresentar o ingresso (impresso ou no celular) e um documento oficial com foto.

Para quem não tem acesso à internet, a Secretaria de Turismo montou um ponto físico de retirada de ingressos na Praça João Costa, no Centro de Lages. O atendimento é presencial e gratuito, mediante apresentação de documento com foto.

Há também ingressos específicos para Pessoas com Deficiência (PCDs), disponíveis nos dois canais (digital e presencial). Menores de 16 anos só poderão entrar acompanhados de um responsável legal e com o Termo de Responsabilidade devidamente preenchido.

Confira a programação completa:

  • 18/06 (quarta) – Guilherme & Benuto
  • 19/06 (quinta) – Fernando & Sorocaba
  • 20/06 (sexta) – Dazaranha e Ondastral
  • 21/06 (sábado) – Yasmin Santos
  • 22/06 (domingo) – Corpo & Alma

Regras de acesso e itens proibidos no estádio

Para garantir a segurança do público, há uma lista de itens proibidos no Estádio Vidal Ramos Júnior durante os shows nacionais. Não será permitida a entrada com:

  • Câmeras fotográficas profissionais ou semiprofissionais (com lente destacável)
  • Filmadoras, gravadores de áudio e canetas laser
  • Tripés, pau de selfie, camisas de time, correntes e cinturões
  • Garrafas plásticas, bebidas alcoólicas, substâncias tóxicas, fogos de artifício
  • Objetos cortantes ou perfurantes, armas de qualquer tipo
  • Copos e recipientes de vidro, frutas inteiras e latas de alumínio
  • Guarda-chuvas, jornais, revistas, faixas, bandeiras e capacetes

Segurança reforçada com tecnologia

A segurança pública durante a festa está reforçada com a instalação de 40 novas câmeras de videomonitoramento, que se somam às 98 já em operação na cidade. Parte dos novos equipamentos possui tecnologia de reconhecimento facial, permitindo identificar foragidos, desaparecidos ou situações de risco em tempo real.

A operação será coordenada pela Polícia Militar, com apoio de segurança privada contratada exclusivamente para o evento, garantindo uma experiência segura para moradores e turistas.

Fonte: NSC 

Leia também: Serra Catarinense Registra Primeira Neve de 2025

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES