Basílica é um dos atrativos que movem o turismo em Içara – Foto: Prefeitura de Içara/Divulgação/ND
O potencial do turismo em Içara, cidade conhecida como Capital do Mel, foi reconhecido com a inclusão do município no Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta estratégica do Ministério do Turismo que orienta investimentos para fortalecer o setor em todo o país.
Estar no Mapa do Turismo também significa fortalecer o planejamento da gestão estratégica em nível municipal. A prefeita Dalvania Cardoso comemora a conquista. “Nos permitirá valorizar ainda mais nossos atrativos e transformar o turismo em um verdadeiro vetor de desenvolvimento econômico e social na cidade”, destaca.
Uma das principais vocações de Içara é o turismo religioso, impulsionado pelo Santuário Diocesano Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, localizado no bairro Morro Bonito. Trata-se do segundo maior santuário religioso de Santa Catarina, com praças, caminhos e edificações que formam um ambiente de peregrinação em mais de 13,5 hectares.
O lançamento da pedra fundamental ocorreu em 10 de março de 2013 e a inauguração foi realizada em 23 de abril de 2017. Em 17 de abril de 2024, o espaço foi elevado ao título de Basílica Menor pelo Papa Francisco, tornando-se a primeira basílica do estado. “Já nos consolidamos no turismo religioso, com o Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, que atrai visitantes de todo o país”, ressalta a prefeita.
O santuário também é ponto de encontro de motociclistas, que anualmente participam da Romaria dos Motociclistas, criada para unir a paixão por motos à espiritualidade. O reitor do Santuário, padre Antônio Vander da Silva, é um entusiasta das duas rodas.
O sucesso do evento, que em 2025 chegou à sexta edição, já inspira os organizadores a planejarem uma ampliação em formato de festival a partir de 2027. “A ideia é trazer mais atrações para esse momento, incluir junto à celebração algum show católico e também atrações extras, como a participação de expositores de motos da região. Essa é a nossa próxima meta”, explica Sérgio Boarolli, um dos idealizadores da romaria.
Neste ano, o evento reuniu mais de 4.000 motociclistas na Basílica. Mas a rota da fé não se resume ao santuário: o município também oferece pontos de peregrinação como a Igreja Tombada do Bairro Demboski, a Igreja da Vila São José e a Igreja Matriz São Donato.
A gastronomia é outra aliada de Içara na promoção turística. Por meio da Rota Gastronômica, a cidade oferece boa comida e lazer em pubs e restaurantes, além de eventos como:
“Somos parte da rota turística Encantos do Sul, formada por 21 cidades que atuam de forma integrada para promover nossos destinos. E o Município investe e seguirá investindo em infraestrutura, revitalização de espaços, sinalização turística e qualificação profissional, fortalecendo também os segmentos de negócios e eventos”, afirma a prefeita.
A Capital do Mel também busca reconhecimento pela paixão pelo churrasco, que foi tema de projeto aprovado na Câmara de Vereadores e transformado em patrimônio cultural imaterial do município. Içara conta com restaurantes especializados, dois deles com mais de 50 anos de tradição.
O turismo de visitação é outro ramo em crescimento em Içara, a partir do Orquidário Budny e a Casa do Ferroviário.
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento que define as áreas prioritárias para o Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas. As cidades são categorizadas para identificar o desempenho da economia do setor, facilitando a gestão e a distribuição de recursos.
O mapa reconhece e classifica o potencial turístico de cada cidade, apoia o planejamento estratégico local e direciona recursos de forma mais eficiente.
A participação é aberta a todos os municípios brasileiros, desde que atendam aos critérios da Portaria Ministerial nº 41/2021, construída em conjunto com as Unidades da Federação.
Para integrar o mapa, é preciso ter:
Com isso, o turismo em Içara ganha mais visibilidade nacional e acesso a investimentos estratégicos.