14.abr.22 | Por: ABIH-SC

Criação da Rota Turística do Tiro em SC teve audiência pública

Rodolfo Espíndola/Agência AL

A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou na terça-feira (12), audiência pública para colher subsídios ao projeto de lei que cria a Rota Turística do Tiro em Santa Catarina. A proposta do deputado Sargento Lima pretende integrar as regiões do Estado que já dispõe de estandes de tiro como prática desportiva, para manutenção da tradição e a criação de um novo produto turístico.

Santa Catarina tem a maior festa dos atiradores do mundo, fora da Alemanha, a Schützenfest, em Jaraguá do Sul, além do clube mais antigo da América Latina (Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque), a maior fábrica de artigos bélicos totalmente brasileira (a Bélica) em Timbó e a Shot Fair Brasil, o maior evento de negócios do setor no país, em Joinville.

A audiência pública foi concorrida, em Florianópolis. Além do propositor, Sargento Lima, prestigiaram o ato os deputados Vicente Caropreso e Maurício Eskudlark, o senador Jorginho Mello, o ex-secretário nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior, o presidente da CCO da Schützenfest, Alcides Pavanello, a diretora de Turismo Leila Modro, o diretor da Associação de Sociedades e Clubes de Tiro do Vale do Itapocu, João Pickicius, o rei e rainha do tiro da Schützenfest, mais integrantes de sociedades de atiradores.

A ideia do parlamentar proponente, Sargento Lima, é organizar estes segmentos na Rota do Tiro, potencializando o turismo. O deputado elaborou o projeto inspirado no Texas, estado norte-americano que recebe turistas dos cinco continentes em busca de eventos ligados ao tiro.

Lima quer unir o gosto pelo tiro esportivo ao potencial turístico do Estado, que representava 12,2% do PIB catarinense antes da pandemia (R$ 33 bilhões).

Inicialmente 11 municípios devem integrar a Rota

O Sargento Lima propõe começar o programa por 11 municípios onde, hoje, os eventos são tradicionais ou o turismo tem peso forte na economia como Joinville, Jaraguá do Sul, Araquari, Pomerode, Timbó, Blumenau, Rio do Sul, Brusque, Balneário Camboriú, São José e Florianópolis. A proposta é que audiências públicas com pessoas ligadas ao mercado do tiro e ao tiro esportivo deverão definir o roteiro final.

“Mesmo sendo algo considerado novo, a região abrangida pelo roteiro demonstra enorme potencial para o desenvolvimento do turismo para pessoas que possuem o CAC (o certificado de registro pessoa física de colecionador, atirador desportivo e caçador), que trarão nova leva de gente para conhecer o Estado, promovendo e divulgando os clubes e escolas de tiro de Santa Catarina”, argumentou o parlamentar.

Fonte: JDV

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES

ABIH-SC
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.