Confira as regras e orientações do Governo do Estado de Santa Catarina para reabertura
limitada do setor hoteleiro, a partir de 13 de abril de 2020. Ressalto a
decisão da prefeitura de Florianópolis de proibir totalmente as hospedagens.
“Os serviços de alimentação, tais como
restaurantes, bares e lanchonetes, localizados dentro das hospedagens poderão
atender aos hóspedes somente em serviço de quarto”.
Ou optar pela terceirização do serviço de alimentação
na modalidade do tipo tele-entrega (delivery)”.
Selecionei algumas atitudes a
serem tomadas pelos hotéis:
1) As refeições, lanches, cafés, bebidas e
alimentos em geral devem estar em recipientes prontos para viagem, marmitas ou
“pratos feitos” para entrega aos clientes, sendo proibida a modalidade de bufê
de auto serviço (self service).
2) Não poderão disponibilizar autoatendimento
de produtos não embalados aos clientes. Os alimentos e bebidas são entregues na
porta do quarto. Mas para poder entrar no hotel, os ingredientes devem passam
por um rigoroso processo de desinfecção e higienização.
3) A disponibilização de pratos e talheres deve
ser feita de modo a minimizar os riscos de contato. Por exemplo, em
restaurantes self-service, os talheres podem ser ofertados em sacos de papel ou
plástico.
4) O cardápio das refeições deve ser montado
por cozinheiros e nutricionistas, que tem como objetivo elaborar uma
alimentação perfeitamente balanceada e segura.
5) Adoção de horários alternativos para a
entrada dos funcionários e escalas, de forma a evitar que estejam todos ao
mesmo tempo no local.
6) Caso algum
funcionário venha apresentar algum sintoma, seja síndrome gripal, tosse ou
febre ele deve procurar imediatamente um médico. Funcionários doentes devem
permanecer em casa durante 14 dias. Após esse período de tempo ele está liberado pela
autoridade sanitária.
7) Todos
os trabalhadores deverão usar máscaras de tecido não tecido (TNT) ou tecido de algodão
durante todo seu turno de serviço, independentemente de estarem em contato
direto com o público. Inclusive no serviço de entrega (room service) recomenda-se que os funcionários que venham a ter contato com
os hóspedes ou seu ambiente de moradia utilizem máscara cirúrgica e luvas. Não
é necessário usar aquela máscara mais sofisticada, chamada n-95.
8) Disponibilizar locais para higiene frequente
das mãos, além de dispenser com álcool em gel 70% e toalhas de papel
descartáveis, inclusive nos pontos de atendimento ao cliente.
9) Ampliar a frequência de limpeza e utilizar
álcool 70% ou solução de água sanitária nas áreas e bancadas de trabalho.
10) Fazer a higiene de pratos e utensílios de
maneira correta é essencial. Os funcionários responsáveis pela manipulação dos
objetos devem além de usar o uniforme completo, bem como os EPI’s (avental,
luvas e máscara,...).
11) O lixo do room service
deve ser retirado com uso de máscara e luvas e deve ser posteriormente
incinerado. O problema é a dispensação final, ao ser levado para o depósito de
lixo, e que não é no hotel. Quem for no depósito de lixo manipular esse
material pode ter alguma contaminação, uma vez que o vírus pode permanecer de
sete horas a alguns dias vivo. Isso depende de como é feita a logística de
coleta e depósito desse lixo.
12) Mantenha o ambiente da cozinha bem
ventilado.
Bianca Antonini
Assessoria empresarial em Gestão de Serviços de
Alimentação
Nutricionista CRN10 0337
48 999718670