Com mais de mil quilômetros de rotas de peregrinação, o estado oferece trajetos que conectam santuários
25.set.25 | Por: ABIH-SC

Com mais de mil quilômetros de rotas de peregrinação, o estado oferece trajetos que conectam santuários, cidades históricas e vales

Santuário Santa Paulina, em Nova Trento – Foto: Divulgação/ND

Com mais de mil quilômetros de trajetos que conectam santuários, cidades históricas e paisagens rurais, Santa Catarina está ampliando a presença no turismo religioso.

As rotas de peregrinação, que variam de 21 a 420 quilômetros, atraem fiéis e visitantes de todo o país em busca de espiritualidade, cultura e experiências únicas.

Rotas de longa distância: fé em movimento

O estado conta com seis principais caminhos peregrinos do turismo religioso em SC, que conectam cidades e santuários em trajetos que variam de 21 km a 420 km:

  • Caminho Amabilíssimo – Litoral (Camboriú a Nova Trento, 62 km)
  • Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela – Florianópolis, 21 km
  • Caminho Sagrado – Sul de SC (Criciúma, Urussanga, Nova Veneza e Siderópolis, 175 km)
  • Caminho do Louvor – Alto e Médio Vale (Ituporanga, Vidal Ramos, Leoberto Leal, Imbuia e Nova Trento, 240 km)
  • Caminho Padre Aloisio – Norte de SC (Jaraguá do Sul, Corupá, São Bento do Sul e Rio Negrinho, 88 km)
  • Caminho da Gratidão – Extremo Sul (Sombrio a Nova Trento, 420 km)

Esses percursos oferecem diferentes desafios e paisagens, passando por centros históricos, áreas rurais e pontos naturais, permitindo ao peregrino uma imersão completa na fé e na cultura local.

rots do turismo religioso em SCCaminhos da fé: como turismo religioso em SC se tornou referência nacional – Foto: Divulgação/ND

Vale Sagrado: tradição e gastronomia

O Vale Sagrado integra Nova Trento, São João Batista, Brusque e Biguaçu. Entre os destaques estão os Santuários Santa Paulina e Nossa Senhora do Bom Socorro, o Memorial Padre Léo e o Complexo Nossa Senhora do Caravaggio.

Além da fé, a região oferece vinícolas, cafés coloniais, almoços típicos, roteiros Day Use e hotelaria estruturada, além de rotas de compras de calçados e vestuário, combinando turismo religioso e lazer.

Rota Mariana Alto Vale: fé e experiências rurais

No Alto Vale, Ituporanga, Rio do Sul, Laurentino, Salete e Rio do Oeste conectam santuários e igrejas históricas, como o Santuário de Nossa Senhora da Salete e a Catedral São João Batista.

O roteiro inclui turismo rural com cafés coloniais, vivências regionais, Day Use e pousadas, além de uma rota de compras com foco em jeans, tornando a peregrinação ainda mais completa.

Oeste Catarinense: fé, natureza e cultura

O turismo religioso em SC, nas cidades como Joaçaba, Arroio Trinta, Herval do Oeste e Fraiburgo oferecem turismo rural, colheita de maçãs, cafés coloniais e vivências culturais. Treze Tílias, conhecida como a Capital das Esculturas, adiciona um charme artístico ao roteiro religioso da região.

Vale Europeu: tradição alemã e experiências únicas

Seminario Sagrado Coração de Jesus, em Corupá – Foto: Divulgação/NDSeminario Sagrado Coração de Jesus, em Corupá – Foto: Divulgação/ND

Em Corupá, os visitantes encontram o Seminário Sagrado Coração de Jesus, Museu Histórico e Fábrica de Velas, com a possibilidade de hospedagem no próprio seminário. Em Jaraguá do Sul, estão o Memorial Padre Aloísio Boing e a Chieseta Alpina.

A região ainda oferece City Tour, vivência no plantio e colheita da banana e a proximidade com Pomerode, a cidade mais alemã de SC, completa a experiência cultural e turística.

Rotas dos Santuários: fé com lazer e aventura

Içara, Nova Veneza, Imaruí e Araranguá abrigam santuários históricos, combinando cafés coloniais, águas termais, balonismo, Day Use e pousadas.

Serra Catarinense: fé entre tradições e natureza

Na Serra, Lages, São José do Cerrito, Celso Ramos e Capão Alto oferecem uma experiência devocional que integra fazendas rurais, comida típica, cavalgadas, passeios de trem e encenação da Paixão de Cristo.

Com diversidade de rotas e integração com gastronomia, cultura e lazer, Santa Catarina transforma a peregrinação em experiência turística completa, consolidando-se como um destino de referência no turismo religioso brasileiro.

Turismo religioso de SC no mapa nacional

O turismo de SC já está no mapa nacional. Em julho, a Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina participou com destaque da 18ª edição da ExpoCatólica, realizada entre os dias 3 a 6 de julho, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP).

Considerada a maior feira de produtos e serviços voltados ao segmento católico da América Latina, a ExpoCatólica reuniu milhares de visitantes, entre autoridades, agentes de pastoral, religiosos, representantes de santuários e destinos turísticos, além de operadores de turismo de todo o país e do exterior.

Fonte: ND+

Leia também: Harus, ABIH-SC e Ariadne Silva promovem evento sobre governança hoteleira em novembro

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES

ABIH-SC
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.