[caption id="attachment_19868" align="alignnone" width="1080"] Foto: Hildo Junior[/caption]
Balneário Camboriú reafirma sua posição como referência no turismo nacional ao ser novamente reconhecida na categoria máxima do Mapa do Turismo Brasileiro, agora denominada “município turístico”. A mudança de nomenclatura, que substitui a antiga “Categoria A”, foi divulgada recentemente pelo Ministério do Turismo e reflete uma nova abordagem baseada na vocação turística dos municípios.
Apenas cidades com estrutura consolidada, gestão ativa e planejamento estratégico conseguem esse reconhecimento. Entre os critérios necessários estão a existência de uma Secretaria e um Conselho Municipal de Turismo ativos, orçamento próprio para o setor e prestadores de serviços cadastrados no Cadastur.
De acordo com o Ministério do Turismo, o Mapa é uma ferramenta essencial para orientar a aplicação de recursos federais e subsidiar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor.
Com a nova metodologia, os municípios agora são classificados em três grupos: “municípios turísticos” (com maior fluxo e atratividade), “municípios com oferta turística complementar” (antigas categorias C e D) e “municípios de apoio ao turismo” (antiga categoria E), que mesmo sem grande movimento turístico, contribuem para a cadeia produtiva do setor.
Balneário Camboriú figura entre os principais destinos turísticos do país, ao lado das 27 capitais Em dezembro de 2023, o município integrava o grupo A do Mapa. Em março de 2024, após a reformulação da categorização, manteve sua posição de destaque como um dos poucos reconhecidos como “município turístico”.
— A participação no Mapa do Turismo é fundamental, pois demonstra a maturidade e o profissionalismo do trade, além da responsabilidade de se manter atualizado com o Ministério do Turismo. Isso reforça o peso e a relevância de Balneário Camboriú como um dos principais destinos indutores do turismo no Brasil — ressaltou.
A atualização do Mapa do Turismo atende às diretrizes da Nova Lei Geral do Turismo e do Plano Nacional do Turismo 2024-2027, que priorizam o desenvolvimento sustentável, estratégico e estruturado do setor.
Com a chancela do Ministério, Balneário Camboriú segue firme entre os destinos de destaque, comprovando que excelência na gestão e compromisso com o setor fazem a diferença.
Ao todo, 2.568 cidades brasileiras compõem o mapa, divididas entre as categorias:
Em Santa Catarina, são 153 municípios:
Fonte: NSC
Leia também: Café de Hotel em Balneário Camboriú compartilha experiências internacionais e inovações no setor hoteleiro