Atualmente a retomada das atividades e as ações de controle a infecção de coronavírus (COVID-19) no Brasil e no mundo alterou a rotina de toda a Sociedade. A necessidade de ambientes climatizados se tornou imprescindível para o funcionamento de diversos segmentos entre eles o mercado hoteleiro. Locais sem climatização, sem ventilação, ou mesmo sem manutenção adequada são fatores insalubres e prejudiciais à saúde.
Neste contexto, intensificar serviços de manutenção preventiva conforme indicado no PMOC – Plano de Operação, Manutenção e Controle é uma das ações que visa garantir a segurança das pessoas. A Lei 13.589 referente ao PMOC do ar condicionado que apresenta parâmetros para a Qualidade do Ar, determinados pela Resolução do Ministério da Saúde – ANVISA, a RE-09/2003, apresenta os níveis máximos de concentração dos poluentes mais conhecidos e de fácil detecção, entre eles, o índice de CO2 e quantidade de fungos.
O PMOC são procedimentos de manutenção preventiva que contribuem para o funcionamento de um ambiente com segurança, controle do contágio por meio do vírus, e, principalmente a garantia de uma qualidade do ar beneficiando a saúde das pessoas.
A verificação de todos os sistemas de renovação, tomada de ar externo, de maneira que estejam limpas, operacionais, com vazões adequadas, filtros de ar em boas condições, bandejas de condensado limpas e com boa drenagem, ventiladores e serpentinas limpos, e em bom estado, assegura que o ar que respirado no ambiente fechado está adequado às necessidades das pessoas que circulam nestes ambientes, fato que é de responsabilidade do proprietário com aplicação de multas e até a possibilidade de fechamento do estabelecimento pela Secretaria da Saúde.
*JC Berndsen
* Dr. em Engenharia Mecânica (UFSC) pela Universidade Federal de Santa Catarina / Mestre em engenharia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) - WWW.AYZER.COM.BR – contato@ayzer.com.br – Documentação, auditorias e treinamentos