
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), vem a público se manifestar em razão das indevidas associações feitas ao Majestic Palace Hotel ao lamentável caso envolvendo o cãozinho “Orelha”, ocorrido em Florianópolis/SC, no início de janeiro.
Inicialmente, a ABIH-SC reafirma seu repúdio absoluto a qualquer forma de maus-tratos a animais, violência ou conduta que atente contra a dignidade da vida, posicionamento este que é compartilhado por seus associados e amplamente defendido no setor hoteleiro, que historicamente promove práticas de acolhimento, respeito e responsabilidade social.
No entanto, é imprescindível reforçar que, conforme já devidamente esclarecido pelo próprio Majestic Palace em nota pública oficial, amplamente divulgada, não existe qualquer vínculo familiar, pessoal, profissional ou empresarial entre os proprietários ou gestores do estabelecimento e os adolescentes envolvidos no referido ato.
A tentativa de vincular o estabelecimento a um episódio criminoso, exclusivamente pela coincidência de sobrenomes, constitui prática injusta, desarrazoada e juridicamente inadmissível, violando princípios basilares como a responsabilidade pessoal, a presunção de inocência, a livre iniciativa e a proteção à honra e à imagem, assegurados pela Constituição da República Federativa do Brasil.
O Majestic Palace Hotel possui histórico reconhecido de mais de 15 (quinze) anos de atuação responsável, inclusive com políticas consolidadas de respeito aos animais, sendo um estabelecimento pet friendly, o que reforça a total incoerência das vinculações indevidamente realizadas.
Medidas de retaliação, boicote ou exposição negativa dirigidas a empresas ou pessoas sem qualquer relação com os fatos apurados, não promovem justiça, mas geram insegurança jurídica, danos reputacionais indevidos e prejuízos econômicos a trabalhadores e à cadeia produtiva do turismo.
A ABIH-SC manifesta seu apoio institucional ao Majestic Palace Hotel, reafirma a inexistência de qualquer vínculo com o caso mencionado e confia que as autoridades competentes conduzirão a apuração dos fatos com o rigor legal necessário, responsabilizando todos aqueles que efetivamente tenham concorrido para o ilícito, na forma da lei.
Por fim, a ABIH-SC reafirma sua confiança nas instituições públicas, em especial na atuação da Polícia, do Ministério Público e do Poder Judiciário, acreditando que os fatos serão devidamente apurados e que os responsáveis serão responsabilizados e punidos, com o devido processo legal.