

O crescimento é de 15% em comparação ao período anterior, segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo (Divulgação/Amazon Parques & Resorts)
A demanda por leitos na região de Penha e Balneário Piçarras, no litoral norte de Santa Catarina, tem atraído investimentos imobiliários como a multipropriedade, modelo que cresceu quase 17% em Valor Geral de Vendas (VGV) no Brasil em 2025, atingindo R$ 92,7 bilhões, de acordo com o relatório de multipropriedades da Caio Calfat. No estado, o turismo já representa aproximadamente 12% da economia e o Amazon Parques & Resorts, complexo hoteleiro em implantação próximo ao parque Beto Carrero World, integra essa expansão da oferta de hospitalidade planejada para absorver o excedente de visitantes que buscam a região para lazer e também como base para deslocamentos curtos no eixo entre Itajaí e Florianópolis.
De acordo com o CEO do Amazon Parques & Resorts, Roberto Kwon, a cidade funciona como um ponto de apoio estratégico para o turismo regional. “além de seus inúmeros atrativos e belezas naturais, a cidade permite concentrar a hospedagem em um único local com acesso facilitado ao parque temático, às praias locais e às praias vizinhas”, afirma .
Para a secretária de Turismo de Penha, Susan Corrêa, a alta ocupação reflete a consolidação do destino, além do parque temático, integrando rotas de natureza, lazer e gastronomia local. A expectativa é que o fluxo turístico na cidade atinja 500 mil visitantes entre dezembro e março deste ano, um crescimento de 15% em comparação ao período anterior.

A 20 km de distância, o município registra crescimento na movimentação de cruzeiros na última temporada e foca neste segmento, no turismo náutico, além de sua famosa Praia Brava. É a quarta colocada do Brasil no índice do metro quadrado, de acordo com o FipeZap.

Localizada a 35 km, possui o metro quadrado mais caro do país e concentra ótima infraestrutura, belas praias e equipamentos de lazer como o Parque Unipraias, o Oceanic Aquarium e a Big Wheel.

Situada a 45 km, é o segundo mercado imobiliário mais valorizado de SC, com foco em turismo familiar e infraestrutura de beira-mar.

Distante 60 km, a região é cercada de praias com águas cristalinas e o principal polo de mergulho do Sul do Brasil. Também vem despontando no mercado imobiliário catarinense.

A capital catarinense, distante 115 km de Penha, na badalada Ilha da Magia e a quinta colocada em valorização do metro quadrado, é mais uma extensão para roteiros naturais, históricos e de lazer.
Fonte: Mercado e Eventos
Leia também: Café de Hotel em São Bento do Sul: Conexões que Movem a Hotelaria