
Penha dará mais um passo rumo a construção do Plano Municipal de Turismo por meio do 1º seminário sobre a temática, que será realizado no dia 25 de fevereiro, às 19h, na sede da Acipen. A participação é aberta à população, mediante inscrição prévia: https://forms.gle/NaNicgkyPxfPPDjFA.
O processo de elaboração do Plano prevê três seminários participativos e o primeiro deles contará com a apresentação do prognóstico de uma consulta pública que recebeu 190 opiniões entre outubro de 2025 e janeiro de 2026. O questionário reuniu percepções sobre os pontos fortes e fracos do turismo local, oportunidades de desenvolvimento e desafios a serem superados.
“A construção do Plano Municipal de Turismo é um passo estratégico para o futuro de Penha. Estamos ouvindo a população, o trade turístico e os visitantes para planejar um desenvolvimento organizado, sustentável e alinhado com a identidade do município. Esse processo participativo garante que as decisões sejam tomadas com base na realidade local e nas expectativas de quem vive e movimenta o turismo na cidade”, destaca a secretária de Turismo, Susan Corrêa.
Preliminarmente, os resultados indicaram que cerca de 60% dos participantes da pesquisa são moradores do município; 15% são empresários do setor de turismo; e 13% veranistas e visitantes de Penha — públicos estratégicos que a sondagem buscou alcançar.
O Plano Municipal de Turismo será o principal instrumento de planejamento do setor, orientando ações de qualificação, promoção do destino e valorização cultural, ambiental e social. A elaboração é uma parceria entre a Prefeitura de Penha, por meio da Secretaria de Turismo, o Sebrae/SC, Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e DEL Penha.
Fonte: No Ponto SC
Leia também: 37ª edição do Encatho & Exprotel: o ponto de encontro da hotelaria e do turismo no Sul do Brasil