Ministério do Turismo lança pesquisa inédita para conhecer o perfil de turistas neurodivergentes
12.fev.26 | Por: ABIH-SC

Ministério do Turismo lança pesquisa inédita para conhecer o perfil de turistas neurodivergentes

O Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o projeto Mais Acesso, deu início a um levantamento inédito, nesta segunda-feira (9), à Pesquisa Nacional sobre Turismo Acessível para Pessoas Neurodivergentes, que ficará aberta para participação até o dia 28 de fevereiro. A ação busca ampliar a visibilidade do tema e coletar informações que servirão de base para a elaboração de um Guia de Boas Práticas, com orientações voltadas ao atendimento turístico inclusivo.

Clique AQUI para participar da pesquisa.

Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, democratizar o turismo é garantir que todas as pessoas possam viajar com dignidade, autonomia e segurança. “Ao ouvir quem vive a neurodivergência, avançamos na construção de políticas públicas que tornam o setor mais acessível, humano e inclusivo em todo o país”, destaca.

Os dados reunidos serão essenciais para o aprimoramento das políticas públicas, na qualificação dos serviços turísticos, como em hotéis, pousadas e restaurantes, além de ajudar no fortalecimento da acessibilidade no turismo em âmbito nacional.

A pesquisa tem como foco compreender a vivência de pessoas neurodivergentes e de seus familiares durante viagens, considerando diferentes etapas da experiência turística, como transporte, hospedagem, alimentação, lazer, eventos e visitação a atrativos naturais e culturais.

Além de identificar demandas sensoriais, comunicacionais e comportamentais, o levantamento busca também mapear boas práticas de acolhimento já adotadas no setor, como a capacitação de equipes, a criação de espaços mais tranquilos, a sinalização acessível e a adaptação de atividades às necessidades dos visitantes. Por esse motivo, o público-alvo inclui não apenas pessoas neurodivergentes e seus familiares, mas também profissionais do turismo (guias, agências, receptivos), gestores públicos, empreendedores, pesquisadores e estudantes da área.

Durante o período de realização da pesquisa, também serão divulgados conteúdos educativos sobre turismo e neurodivergência no Instagram do projeto parceiro @mais_acesso, ampliando a conscientização sobre acessibilidade e inclusão no setor.

PUBLICAÇÃO – O Ministério do Turismo já promove diversas ações voltadas ao turismo acessível, entre elas o livro “Turismo com Acessibilidade: perfil do turista com deficiência e diretrizes para promoção da acessibilidade”, elaborado em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A obra traz dados sobre o perfil do turista com deficiência e apresenta diretrizes para que prestadores de serviços ofereçam experiências mais inclusivas, reforçando o compromisso com a promoção de um turismo mais acessível e acolhedor no Brasil. Confira AQUI.

Fonte: Mtur

Leia também: 37ª edição do Encatho & Exprotel: o ponto de encontro da hotelaria e do turismo no Sul do Brasil

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES

ABIH-SC
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.