SC terá rota de cachoeiras com ênfase em turismo religioso até o Campo dos Padres
22.jan.26 | Por: ABIH-SC

SC terá rota de cachoeiras com ênfase em turismo religioso até o Campo dos Padres

Uma missa ministrada pelo bispo de Lages, Dom Gilson Meurer, em oratório de taipa, marcou a apresentação da nova rota turística e homenageou Arthur Phillippi, empresário que faleceu em junho de 2025, em acidente de trânsito (Foto: Estela Benetti).

Turismo de aventura, contemplação e meditação serão destaques de nova rota das cachoeiras que vai do mar à montanha mais alta de SC.

Do litoral até o Campo dos Padres, região mais alta de Santa Catarina, na serra. Esse será o trajeto de nova rota de cachoeiras que está sendo organizada com ênfase em turismo religioso. O projeto foi destaque no Campo dos Padres, na quinta-feira (15), em evento religioso e de contemplação realizado na propriedade da família Philippi, organizado pelo empresário Arno Philippi.

Mais de 70 pessoas participaram de missa ao ar livre celebrada pelo novo bispo diocesano de Lages, Dom Gilson Meurer, que foi acompanhado pelos padres Luiz Prim, de São José, Pedro Luiz dos Santos, de Bom Retiro e Cláudio Luiz Liscoski, de Urubici. A missa também foi acompanhada a distância pela empresária Luiza Meyer Phillippi, em transmissão virtual organizada pelo filho Jair Phillippi, um dos anfitriões do evento.

A cerimônia marcou a inauguração de um oratório feito de taipa (pedras), uma cerca típica secular da região, e também o lançamento, na cachoeira, das cinzas de Arthur Philippi, filho de Arno que trabalhava na propriedade e faleceu em junho de 2025, vítima de acidente de trânsito na BR-282.

– Foi um momento de oração e encantamento pela natureza do local, um belo momento de elevar graças a Deus – comentou o bispo Dom Gilson Meurer, na sua primeira visita ao Campo dos Padres.

Essa região é a mais alta de Santa Catarina e sedia o Morro Bela Vista do Ghizoni, com 1.823 metros de altitude, o mais alto do Estado. É um planalto que abrange diversos municípios, entre os quais Bom Retiro, Urubici, Alfredo Wagner e Anitápolis. Tem este nome porque foi descoberto por padres jesuítas no século XVIII, que buscavam um caminho mais seguro para chegar ao litoral catarinense.

Proprietário da fazenda Búfalo da Neve, sediada no local, Arno Philippi também recebe turistas em excursões organizadas antecipadamente.

– Acreditamos que Santa Catarina pode ter uma rota para observação de cachoeiras, começando em Paulo Lopes, depois Enseada do Brito e Sertão do Campo, em Palhoça. Incluir também São Bonifácio, Anitápolis, Alfredo Wagner, Bom Retiro no Campo dos Padres – afirma Arno Phillippi.

Na articulação desse projeto, o empresário conta com a colaboração do padre Luiz Prim, que é da arquidiocese de Florianópolis, mas nasceu em Ituporanga e está sempre acompanhando e apoiando os eventos de turismo na Serra Catarinense.

– O Campo dos Padres já faz parte de roteiros místicos dos caminhantes, traz muita história, desde os povos originários, mas está se solidificando com rota das cachoeiras, que vai passar por aqui, aproveitando toda a beleza dessa natureza, e do fluxo das águas dessa região onde nasce o rio Canoas – explicou o padre Luiz Prim.

A prefeita de Bom Retiro, Helena Schild, também acompanhou o evento. Ela falou da importância do turismo junto à natureza, turismo de inverno e do turismo religioso para o município.

– O Campo dos Padres é a região mais alta de Santa Catarina. Para Bom Retiro, é importantíssimo e temos muito orgulho de sediar parte do Campo dos Padres. O turismo religioso é uma vocação também de Bom Retiro. Temos o Santuário da Nossa Senhora Aparecida. Estamos trabalhando para incluí-lo no roteiro de turismo religioso e o Campo dos Padres vem para fortalecer ainda mais esse tipo de turismo – destacou a prefeita.

O pecuarista Antônio César Martins, de Lages, criador de búfalos e amigo de Arno Phillippi que também acompanhou o evento, ressaltou que fazer turismo no Campo dos Padres é poder contemplar uma natureza diferente. Além de ser intacta, o visitante que passa na noite na região pode observar um céu onde as estrelas parecem maiores e mais próximas.

Fonte: NSC

Leia também: Carnaval de Joaçaba se consolida como opção de turismo em Santa Catarina com o tradicional desfile das escolas de samba

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES