Resultados expressivos para o turismo catarinense
Segundo Juliana Côco, analista de projetos do Senac SC, a instituição tem alcançado importantes resultados em Santa Catarina por meio de projetos de turismo que combinam formação técnica, capacitação de profissionais e parcerias estratégicas. Só em Balneário Camboriú, por exemplo, mais de 1,7 mil pessoas já passaram por treinamento para atender melhor o turista e fortalecer o setor.
— A atuação do Senac é marcada por soluções práticas e efetivas, que contribuem para o desenvolvimento sustentável do turismo nos territórios catarinenses. Além disso, temos diversos Planos Municipais de Turismo implantados em diversas cidades e notamos o avanço daquelas que realmente confiaram nos nossos serviços — comenta Juliana.
Os Planos Municipais de Turismo (PMTs) são instrumentos de planejamento e gestão que definem diretrizes, metas, estratégias e ações integradas para o desenvolvimento estruturado do turismo nas cidades. Juliana explica que eles são construídos com a participação da comunidade, setor público e iniciativa privada, para valorizar as potencialidades locais.
Capacitações que dão resultado
Balneário Camboriú é destaque nacional em turismo, e as capacitações do Senac estão contribuindo para que os turistas tenham boas experiências em todos os âmbitos. Ana Paula dos Santos, diretora do Senac em Itajaí, comenta que a iniciativa faz parte do Programa Selo Turismo Qualificado BC, que reconhece estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos que adotam boas práticas no segmento.
— O programa é uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, com o objetivo de qualificar a cadeia produtiva do turismo, melhorando a experiência dos visitantes, e a qualificação é um dos requisitos para participar do projeto — comenta.
A diretora afirma ainda que a capacitação dos profissionais contribui para um turismo mais acolhedor e profissional, com foco nas reais necessidades e percepções dos visitantes. Agora, todos os envolvidos na cadeia turística da cidade são porta-vozes e transmitem valores, cultura e hospitalidade.
— A edição realizada em Balneário Camboriú trouxe grande visibilidade à expertise do Senac em relação ao tema. Como resultado, diversos municípios já demonstraram interesse em replicar a iniciativa, reconhecendo o potencial da qualificação humana como uma estratégia essencial para fortalecer o turismo local — explica.
Iniciativas na Serra Catarinense
Para além do Litoral catarinense, o Senac também atua na Serra, contribuindo com o turismo de inverno. Uma das iniciativas recentes é a Jornada Educativa, que promove o conhecimento sobre turismo nas escolas como uma forma de contribuir com a economia e cultura regional desde a infância.
Maickon Albuquerque, especialista em educação corporativa do Senac SC e coordenador do projeto, explica que a ideia surgiu porque a Serra catarinense tem se posicionado como um vetor estadual no desenvolvimento turístico. A iniciativa aconteceu através de uma parceria público-privada e tem levado cartilhas para as escolas públicas.
— Assim, nasceu o Programa Conhecendo a Serra Catarinense, uma Jornada Educativa, que foi estruturada para desenvolver de forma colaborativa o conteúdo levado às crianças e adolescentes — comenta.
O projeto envolveu 400 profissionais, que atuaram no desenvolvimento de várias etapas, seja workshops de levantamento de informações e validação de cartilhas até capacitação de professores multiplicadores e city tours pelos municípios participantes. A expectativa é impactar 50 mil alunos da rede pública municipal e estadual em 18 municípios da região.
— A iniciativa contribui de forma positiva para o desenvolvimento de competências comportamentais nos alunos participantes orientadas ao turismo, empreendedorismo, pesquisa, mercado, sustentabilidade e protagonismo estudantil. Já tivemos bons resultados, com destaque em feiras do conhecimento, city tours, apresentações e seminários sobre os assuntos abordados nas cartilhas — explica.
Turismo, gastronomia e segurança alimentar
Além da qualificação profissional, o Senac promove a integração entre turismo e gastronomia, com programas como o Alimento Seguro (PAS), que certifica estabelecimentos de alimentação em todo o estado. A iniciativa garante boas práticas de higiene e segurança alimentar para fortalecer a confiança de turistas e clientes.
— O PAS proporciona confiança aos turistas e clientes ao assegurar que os alimentos são manipulados de forma segura, reduz os riscos de contaminação e doenças transmitidas por alimentos, e confere um diferencial competitivo aos estabelecimentos certificados. Além disso, o PAS contribui para a valorização da imagem do destino turístico — afirma Juliana Côco.
Gestores de municípios interessados em acessar o Senac e tornarem-se parceiros em projetos de qualificação e planejamento estratégico podem entrar em contato com a instituição, que possui presença regional em todas as regiões de Santa Catarina.
Para saber mais sobre as iniciativas de turismo público ou privado do Senac SC, entre em contato com o atendimento pelo telefone 48 3251-0325; whatsapp 48 9 8403-2789 ou e-mail empresarial@sc.senac.br.
Fonte: G1
Leia também: ABIH-SC celebra 60 anos durante o Dia do Hoteleiro