Itapoá um paraíso de águas quentes e atrativos naturais no litoral norte de Santa Catarina
21.ago.25 | Por: ABIH-SC

Itapoá: um paraíso de águas quentes e atrativos naturais no litoral norte de Santa Catarina

https://itapoa.atende.net/cidadao/pagina/fotos-de-itapoa

Itapoá é um destino turístico em ascensão no norte catarinense. Fundada em 26 de abril de 1989, a cidade atrai visitantes de todas as regiões do Brasil por suas belezas naturais, história singular e hospitalidade.

Com apenas 36 anos, Itapoá é a última cidade litorânea do norte de Santa Catarina e faz divisa com Guaratuba, no Paraná. Além disso, está localizada ao lado da Ilha de São Francisco do Sul, com acesso via balsa pela Baía da Babitonga e perto de duas grandes cidades, a cerca de 80 quilômetros de Joinville e a 135 quilômetros de Curitiba.

E é neste município, que está o atual diretor regional da ABIH-SC Caminho dos Príncipes, Rafael Alencar, hoteleiro e proprietário do Hotel Vila Águamar e Pousada Águamar. A ABIH-SC conversou com ele para conhecer um pouco mais sobre o município, as belezas naturais e a estrutura da localidade

Praias e belezas naturais

Com 32 quilômetros de praias de águas cristalinas, areias brancas e consideradas as mais quentes do Sul do Brasil, Itapoá conquista visitantes o ano inteiro com sua balneabilidade garantida. Mais que um refúgio para descanso, a cidade é um convite a experiências únicas junto à natureza.

Entre os atrativos mais procurados estão as Três Pedras de Itapema do Norte, cada uma com sua identidade, oferecendo momentos de contemplação, de lazer em famílias e até fortes emoções no surf. Conectando esses cenários está a Rota das Esculturas, que leva o visitante das Três Pedras até o Mirante da Barra do Saí, proporcionando o contato com obras ao ar livre e um passeio cultural à beira-mar. O Mirante, por sua vez, é considerado o melhor ponto para contemplar o pôr do sol, fechando o dia com paisagens inesquecíveis.

Outro espetáculo natural que merece destaque é o encontro do Rio Saí Mirim com o Oceano Atlântico, formando uma paisagem de rara beleza que encanta moradores e turistas. Além disso, a Figueira do Pontal e o Farol completam o roteiro de atrativos, tornando Itapoá um destino que une natureza preservada, lazer e contemplação do nascer ao pôr do sol.

O município também guarda riquezas históricas, como os sambaquis deixados pelos índios Carijós, e oferece diversidade em sua paisagem: rios, cachoeiras, ilhas e áreas preservadas de Mata Atlântica que se somam ao litoral exuberante.


Meios de hospedagem e receptividade

Com cerca de 20 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas e residenciais, e aproximadamente 600 leitos, Itapoá está preparada para receber desde famílias em busca de descanso até turistas que preferem vivências mais próximas da natureza ou eventos que busquem contato com a natureza e atrativos naturais. A colonização franco-portuguesa refletida na cultura local, somada à hospitalidade de uma população de mais de 34 mil habitantes, faz da cidade um destino acolhedor e autêntico.


Estrutura e desenvolvimento

Além do turismo, Itapoá se destaca pelo Porto Itapoá, um dos mais modernos terminais de contêineres do Brasil, que movimenta a economia regional e convive em harmonia com o meio ambiente. Essa infraestrutura de ponta reforça a posição estratégica da cidade e contribui para a preservação das praias, mantendo-as intactas e atrativas ao visitante.


Um destino em crescimento

Para o diretor regional Caminho dos Príncipes da ABIH-SC, Rafael Alencar, Itapoá reúne atributos únicos que a colocam em destaque no turismo catarinense. “Itapoá se consolida como um destino que alia natureza preservada, qualidade das águas e infraestrutura de hospedagem. Temos uma cidade acolhedora, com potencial de crescimento sustentável e preparada para encantar os visitantes durante todo o ano”, ressalta Rafael.

Inserida na rota turística Caminho dos Príncipes, Itapoá divide protagonismo com outros 18 municípios do norte catarinense, como Joinville, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Corupá, Campo Alegre e Mafra, entre outros. A região se destaca por reunir litoral, serra, história e cultura em um mesmo território, oferecendo experiências diversificadas aos visitantes. Nesse contexto, os meios de hospedagem de Itapoá e de toda a rota podem contar com o apoio da ABIH-SC por meio de seu representante regional. Como destaca Rafael Alencar, o associativismo fortalece o turismo e cria oportunidades para que empresários troquem ideias, ampliem sua visibilidade e cresçam de forma colaborativa, potencializando ainda mais a imagem de Santa Catarina como destino turístico de excelência.

Com praias paradisíacas, cultura rica e hospitalidade, Itapoá confirma sua vocação para o turismo e convida viajantes a descobrirem um litoral de beleza rara em Santa Catarina.

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES