Lages é reconhecida como pioneira em Turismo Rural (Foto: Marcos Heitor de Carvalho, Toninho Vieira e Julia Almeida)
Lages, reconhecida como pioneira e referência nacional e internacional em Turismo Rural, vai celebrar os 40 anos desse segmento no Brasil com a produção de um documentário especial. A iniciativa da Prefeitura de Lages e da Secretaria do Turismo da cidade, vai revisitar as origens e o desenvolvimento dessa modalidade que conquistou turistas de todas as partes do mundo.
O documentário será uma verdadeira viagem no tempo, resgatando a simplicidade e a conexão com a natureza que marcam a experiência do Turismo Rural. A primeira gravação ocorreu na bicentenária Fazenda do Barreiro, situada entre Painel e Urupema, conhecida por sua história de 262 anos e administrada pela oitava geração da mesma família.
No filme, serão mostrados os encantos da vida rural, como o despertar ao som de pássaros nativos, passeios a cavalo pelas coxilhas, a ordenha de vacas, a gastronomia típica da Serra Catarinense e o contato com construções históricas, como a tradicional Cozinha de Chão de pedra da Fazenda do Barreiro. O casal anfitrião, Laélio Bianchini da Costa Ávila, o Tio Lélo, e sua esposa Tânia Ávila, representam o legado e a paixão que movem o turismo rural local.
Além da Fazenda do Barreiro, o documentário vai apresentar outras propriedades tradicionais da região, como o Hotel Fazenda Pedras Brancas, Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo, Fazenda Rodeio Bonito e Pousada Refúgio do Lago.
Para a secretária de Turismo de Lages, Ana Vieira, o turismo rural é um setor em expansão, com potencial para atrair visitantes durante todo o ano, além das tradicionais estações frias.
“Lages é o município mais populoso da região serrana e um dos mais promissores do Estado de Santa Catarina. Temos um amplo trabalho pela frente para elevar Lages a patamares maiores e fazer a engrenagem de atrativos girar ainda mais e atrair turistas não somente nas estações de frio (outono e inverno) ou em datas específicas o ano inteiro”, afirma.
O lançamento oficial do documentário está previsto para um Seminário Nacional em setembro de 2026.
Fonte: NSC
Leia também: ABIH-SC inicia comercialização da 8ª edição da sua revista institucional