Governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) falou com exclusividade do Grupo ND sobre o acordo com Santa Catarina para duplicação de estrada que liga os dois estados – Foto: Patrícia Costa/ND
Em entrevista ao Grupo ND, o governador do PR destacou turismo de SC e defendeu integração entre os dois estados com nova obra na SC-417; acordo de infraestrutura pôs fim a uma disputa histórica. O fim da histórica disputa judicial entre Santa Catarina e Paraná pelos royalties do petróleo não apenas garante a duplicação da SC-417, que liga Garuva (SC) a Guaratuba (PR), como também reforça o elo entre os dois estados no setor do turismo, segundo o governador paranaense, Ratinho Junior (PSD). O político elogiou o modelo catarinense e defendeu a integração como caminho para fortalecer o turismo regional.
O acordo assinado na Casa D’Agronômica, em Florianópolis, prevê que o Paraná invista R$ 300 milhões para financiar as obras na SC-417, que liga a divisa estadual ao trevo da BR-101, em Garuva. A via faz conexão direta com a PR-412, usada por quem atravessa de Guaratuba para o litoral catarinense.
A proposta põe fim à disputa sobre a distribuição dos royalties do petróleo decorrentes da exploração em campos atribuídos ao Paraná pelo IBGE, mas que, na prática, pertencem à Santa Catarina.
Segundo Ratinho Junior, a obra facilita o trânsito entre os dois estados e abre novas oportunidades para o desenvolvimento integrado do turismo. Ele reconheceu que o Paraná sempre teve no turismo de Foz do Iguaçu seu principal atrativo, mas que, nos últimos anos, buscou se reinventar para o litoral.
“O Paraná sempre fez turismo, mas fazia um turismo muito voltado a Foz do Iguaçu, que é o nosso cartão de visita, mas fica muito regional. Então, quando assumi o governo, nós passamos a nos inspirar em Santa Catarina para aprender”, declarou. “Como que a gente poderia desenvolver o turismo de natureza, o turismo gastronômico, o turismo rural… Santa Catarina também é muito forte.”
Com apenas 40 km de faixa litorânea, o litoral paranaense tem investido no turismo de natureza, enquanto o modelo catarinense, segundo o governador, se consolidou como referência nacional. “Tanto é que o Brasil vem para cá. E nós, como temos um litoral menor, estamos trabalhando muito esse turismo de natureza.”
Ratinho Junior também defendeu que o turismo nos dois estados seja encarado de forma complementar. “Quando um estrangeiro vem para visitar Santa Catarina, ele pode depois ir dar um tour para o Paraná. Ou quando ele vem para o litoral do Sul [do Paraná], ele pode vir também visitar Santa Catarina.”
Segundo dados da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Santa Catarina registrou a entrada de 561.954 turistas internacionais entre janeiro e julho deste ano. O número representa aumento de 71,19% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 328.256 visitantes de outras nacionalidades vieram ao estado.
Para o governador, a duplicação da SC-417, prevista para começar ainda em 2025 e ser concluída em um ano, vai além da mobilidade. “Essa estratégia do turismo regional beneficia os dois estados. Então, nós estamos aprendendo muito com Santa Catarina. O litoral catarinense é um case de sucesso”, concluiu.
Fonte: NDmais
Leia também: REALGEMS celebra 42 anos e consolida liderança em amenities com foco em inovação, encantamento e sustentabilidade