Foto: Roberto Zacarias/Secom
Santa Catarina registrou um crescimento de 6,1% na atividade econômica entre janeiro e maio de 2025, segundo o Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central, considerado uma prévia do PIB. O resultado coloca o estado como o segundo maior crescimento do país, atrás apenas do Paraná (6,8%) e bem acima da média nacional de 3,4%.
O desempenho reafirma a força e a diversidade da economia catarinense, com destaque para os setores da indústria, comércio, serviços e turismo — todos apresentando crescimento acima dos índices nacionais no mesmo período.
A produção industrial em Santa Catarina cresceu 4,8%, superando a média brasileira de 1,8%. O comércio teve alta de 7%, contra 2,2% no Brasil. O setor de serviços avançou 5%, enquanto a média nacional ficou em 2,5%. Já o turismo catarinense se destacou com um crescimento de 11,1%, quase o dobro do índice nacional de 6%.
O governador Jorginho Mello comemorou o desempenho do estado, atribuindo os resultados ao espírito empreendedor da população:
“O crescimento de Santa Catarina vem da nossa indústria forte, do turismo, do agronegócio, mas principalmente porque o catarinense põe a mão na massa e faz acontecer”, afirmou.
Ele também ressaltou a geração de empregos como reflexo do bom momento econômico, com mais de 9 mil vagas abertas apenas pelo Sine.
Para o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, o resultado demonstra a qualidade da produção catarinense e sua inserção no mercado internacional:
“Estamos produzindo mais, com inovação e exportações para diversos mercados. Isso é resultado de uma produção com excelência e competitividade”, destacou.
De acordo com o ranking do Banco Central para o período entre janeiro e maio de 2025, Santa Catarina ficou atrás apenas do Paraná em crescimento de atividade econômica. Veja os destaques:
Fonte: Visor Noticias
Leia também: Florianópolis é o 5º destino mais buscado por turistas latinos para viagens de inverno em 2025