SC bate recorde histórico de turistas estrangeiros no 1º semestre – Foto: Reprodução/ND
Santa Catarina registrou a entrada de 526.703 turistas estrangeiros entre janeiro e junho de 2025, o maior número da série histórica para o período.
Os dados são da Embratur, com base em registros da Polícia Federal e do Ministério do Turismo, e reforçam o destaque catarinense no cenário turístico internacional.
Somente em junho, os destinos catarinenses receberam 15.151 turistas internacionais, número 51,52% maior que no mesmo mês de 2024, quando houve 9.999 chegadas.
A tendência de crescimento reforça a posição de Santa Catarina como um dos principais polos turísticos do país, impulsionado pela diversidade de atrativos, desde praias até turismo de natureza, gastronômico e cultural.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, atribui os bons resultados à promoção mais qualificada do Brasil no exterior, aliada ao uso de inteligência de dados e à ampliação da malha aérea internacional.
“Santa Catarina é um estado importantíssimo para o turismo brasileiro. Esse aumento mostra que estamos na moda. Ampliamos a malha aérea — que cresceu 18% em 2024 e já aumentou mais 16% em 2025 — e estamos promovendo nosso país com mais qualidade”, afirmou Freixo.
Segundo ele, o Brasil está mostrando ao mundo uma imagem mais plural e acolhedora, o que tem despertado o interesse de visitantes em mercados diversos.
Em nível nacional, o Brasil também bateu recorde: foram 5.332.111 turistas internacionais no primeiro semestre, o que representa um aumento de 48,2% em relação ao mesmo período de 2024.
Esse número já equivale a 77,3% da meta prevista para o ano (6,9 milhões de visitantes internacionais), estipulada no Plano Nacional de Turismo 2024-2027. Se o ritmo for mantido, o país deve ultrapassar ainda em 2025 a meta de 8,1 milhões de turistas, originalmente prevista apenas para 2027.
De acordo com Freixo, a nova abordagem da Embratur apresenta o Brasil como um país com diversidade de experiências, além dos tradicionais destinos litorâneos.
“Esse é o Brasil da cultura, da natureza, da segurança e da hospitalidade. Queremos passar pela primeira vez a marca de 7 milhões de visitantes em um ano, e mostrar que aqui o turista pode ser mais feliz”, completou.
Fonte: ND+
Leia também: SC domina premiação nacional ao setor de turismo e entidade da Capital é 1° lugar