Santa Catarina sediou o Encontro das Américas de Turismo Social e recebeu representantes de 12 países no Hotel Sesc Cacupé
03.jul.25 | Por: ABIH-SC

Santa Catarina sediou o Encontro das Américas de Turismo Social e recebeu representantes de 12 países no Hotel Sesc Cacupé

De 25 a 27 de junho, Florianópolis foi palco de um dos mais importantes encontros internacionais voltados ao turismo com propósito. Realizado pela Organização Internacional de Turismo Social (ISTO) e o Sesc Santa Catarina, com apoio do Departamento Nacional do Sesc, o 9º Encontro das Américas de Turismo Social reuniu no Hotel Sesc Cacupé especialistas, gestores públicos e privados, profissionais do setor e representantes de organizações sociais de 12 países: Brasil, Canadá, Mauritânia, Espanha, Itália, México, Honduras, Chile, Argentina, Uruguai, Costa Rica e El Salvador.

O evento apresentou um panorama de como cada país realiza o Turismo Social, suas inovações, desafios e o impacto gerado nas comunidades, evidenciando a importância dessa prática para a promoção do desenvolvimento local, da inclusão, do lazer e do bem-estar coletivo.

Foi um momento de conexão e fortalecimento das políticas que tornam o turismo acessível a todos. A programação foi intensa e diversa, contemplando reunião para membros ISTO, cerimonial de abertura, painéis temáticos, mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos, oficinas práticas, além de intervenções artísticas e programação cultural.

 

Os debates e reflexões ocorreram com tradução simultânea em português, espanhol, inglês e libras, ampliando o alcance e a participação. Entre os principais temas abordados estiveram:

  • Do Turismo Sustentável ao Turismo Regenerativo: Estamos diante de um novo paradigma?
  • Rotas que Curam: O turismo social como ferramenta de reconstrução comunitária
  • Liderança que Transforma: políticas públicas para o turismo com impacto social
  • Turismo Sem Limites: Inovação em acessibilidade e inclusão
  • Educação para e pelo Turismo
  • Ressonâncias do Turismo Social: Histórias que transformam o presente e impactam o futuro

Confira alguns depoimentos de autoridades presentes:

“É uma honra para o Sesc em Santa Catarina receber um evento internacional da ISTO, referência no turismo social. Acreditamos no potencial do turismo para gerar emprego, renda e desenvolvimento, e seguimos trabalhando intensamente para fortalecer esse setor em nosso estado e em todo o país.” 

Hélio Dagnoni
Presidente da Fecomércio Sesc Senac Santa Catarina

“O Encontro das Américas de Turismo Social fortalece a troca de boas práticas e estratégias, conectando experiências globais à realidade local e contribuindo para o aprimoramento do turismo social que o Sesc desenvolve no Brasil.”  

Janaina Cunha
Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc 

“O turismo social para o Sesc Santa Catarina é a valorização das pessoas, é o encontro das culturas e, acima de tudo, criar laços entre as comunidades. Esse é o nosso DNA: inspirar, promover, dar acessibilidade e transformar as pessoas.” 

Simone Karla da Rocha Batista
Diretora Regional do Sesc Santa Catarina

 

“Depois de muitos meses de trabalho conjunto entre a Organização Internacional de Turismo Social e o Sesc, estamos felizes por celebrar em Florianópolis o 9º Encontro das Américas de Turismo Social. Este é um momento de troca com parceiros e de fortalecimento das políticas que tornam o turismo acessível a todos. Agradecemos ao Sesc Santa Catarina e a todos os envolvidos. Nos vemos no próximo Encontro das Américas.” 

Alberto Lopez
Presidente da ISTO Américas   

Painel temático: Encontro em 2025: Inspirando, Impactando e Transformando Vidas: Alberto Lopez, presidente da ISTO Américas e gerente geral do Instituto Costarricense de Turismo, Verónica Gómez, diretora ISTO Américas, Simone Karla da Rocha Batista, diretora regional do Sesc-SC, Janaina Helena Cunha de Melo, diretora de Programas Sociais do Sesc – Departamento Nacional, Francisca Retamal, vice-presidente para as Américas da OITS, e Helena Vitovski, gerente de lazer e turismo do Sesc-SC.

Equipe realizadora.

Equipe Sesc.

Visita Técnica em pontos turísticos e culturais da de Florianópolis.

Fonte: sesc

Leia também: Uma toalha áspera no banho pode virar uma estrela a menos na avaliação do seu hotel

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES