Direto de Urubici (SC) – A 3ª edição do Urubici Summit, aconteceu de 13 a 14 de Maio de 2025 contou com vários tradicionais fornecedores da hotelaria expondo uma série de produtos e soluções. No total são 13 fornecedores e entre eles estão a Altenburg, Harus Amenities, Ecolab, Desbravador, Realgems, Silbeck, HSystem, Ecosauna, Foco Tecnologia, entre outros. “Estamos muitos satisfeitos com as 450 inscrições recebidas um recorde comparado as 300 inscrições recebidas ano passado e reunindo 13 tradicionais fornecedores da hotelaria nacional expondo muitos produtos e soluções, além de sete parceiros de gastronomia. Entre esses parceiros da gastronomia estão produtores locais e regionais apresentando produtos da Serra como queijos, geleias, sucos (Coopeserra, Sucos Celestino (ambos da cidade) Frutas Finas – produção e comercialização, além de outras empresas locais. Nosso evento já se consolidou e estamos procurando um outro local para realizar a quarta edição do Urubici Summit, pois nossa pretensão é ter 30 expositores e aumentar ainda mais esse que é o principal evento do gênero na Serra Catarinense”, destacou Henrique Martins Diretor regional da ABIH/SC e da ACIUR – Associação Empresarial de Urubici, que é a promotora do evento.
Henrique Martins Diretor regional da ABIH/SC e da ACIUR
Rose Molon, Gerente nacional de vendas da Altenburg está bastante feliz com a participação da empresa no Urubici Summit e destaca que: “Essa é uma ótima oportunidade de estarmos próximos aos nossos clientes para apresentar as novidades, reforçar laços comerciais além de prospectar novos clientes. Trouxemos para o evento uma variada linha de travesseiros, roupões de banho, roupa de cama em 500, fios 100% ao algodão, mantas, cobertores bem aconchegantes para combinar com o clima da Serra Catarinense. Já fechamos bons negócios, incluindo novos clientes”, destacou Rose.
Camila Nascimento, Supervisora regional da região Sul da Harus Amenities, também está feliz com a participação da empresa nesse evento e revela que: “Temos uma forte presença na região Sul do Brasil e eventos como esse é uma oportunidade de rever clientes e parceiros para apresentar uma linha variada de amenities presentes nos principais hotéis do Brasil, mas que atende todos os tipos de meios de hospedagens. Além de fabricação personalizada de vários tipos de amenities, representamos marcas consolidas como Boticário, L’Occitane que combinam com qualquer região do Brasil. Os hoteleiros podem encontrar em nosso espaço no Urubici Summit uma variada linha de amenities, como shampoos, condicionadores, sabonetes e hidratantes que garantem experiências aos hóspedes. E com isso, gerando bons negócios”, salientou Camila.
A Desbravador, um dos principais fornecedores de software para gestão hoteleira no Brasil também participou do Uribici Summit. Marcelo Pompeo, Fundador e CEO da empresa elogia a organização do evento e o clima acolhedor que proporciona bons contatos e uma proximidade com os parceiros e clientes. “Atualmente temos 16 clientes em Urubici, mas em razão do grande potencial oferecido pela cidade, estamos de olho nas oportunidades para crescer, pois oferecemos soluções sob medidas para qualquer meio de hospedagem, independente do porte. Pousadeiros e donos de restaurantes encontram em nossas soluções ferramentas de última geração para um maior controle e agilidade em suas operações”, destaca Pompeo.
Ele lembra que a Desbravador possui um legado de software que ainda roda em desktop para atender clientes que estão em locais em que a internet não permite fácil acesso, assim como as soluções cloud que dão mais rapidez e segurança e podem ser acessados de vários dispositivos como tabletes e celulares. “Estamos sempre atentos a evolução tecnológica para desenvolver produtos e soluções que venha atender nossos clientes. A hotelaria está vivendo um bom momento e temos um potencial imenso de ver o turismo crescer e se consolidar no Brasil e podem contar com nossas soluções”, concluiu Pompeo.
A Realgems, tradicional fornecedor de amenities presentes em renomados hotéis do Brasil, também participou do Urubici Summit. Jorge Carvalho Júnior, CEO da empresa considera muito importante estar bem próximos aos clientes para apresentar novidades e reforçar o compromisso que a Realgems fornece para todos os meios de hospedagem, independente do porte e tamanho. “Desde que foi criada em 1984 a Realgems tem o compromisso de atender bem todos os clientes, independente do tamanho da pousada e do hotel para que ele ofereça algo extraordinário aos seus clientes. O clima de montanha de Urubici atrai muitos casais românticos que necessitam de produtos especiais que tratam e hidratam os cabelos e a pele, como a linha Argan formada por sabonete em barra, sabonete líquido, shampoo, condicionador e loção hidratante. Todos os produtos incluem extrato e óleo de argan, conhecidos por seus benefícios hidratantes e revitalizantes para a pele e os cabelos e os benefícios são facilmente percebidos pelos clientes. Em nosso espaço apresentamos também várias linhas de amenities, presentes em renomados hotéis do Brasil, que levam nossa preocupação com a sustentabilidade, com frascos biodegradáveis. Estamos sempre inovando pensando em sustentabilidade e bem satisfeitos com os contatos que fizemos e esperamos fechar bons negócios”, acredita Jorge Júnior.
A Revista Hotéis é Media Partner do Urubici Summit e viaja a convite da ACIUR para cobrir esse evento e se hospeda na Serra Bela Eco Pousada.
Juliana Mota Debastiane
E quem iniciou a grade de palestra foi Juliana Mota Debastiane, Empresária, Presidente da ABRASEL S/C que abordou o tema como vender mais, Google Meu Negócio. Ele iniciou perguntando aos participantes quem já procurou um restaurante no Google? Segundo ela, é o segundo segmento que mais possui procuras, atrás de lojas de departamento, seguido por serviços. Segundo Juliana, quando o cliente procura por um restaurante no Google existe oito vezes mais procuras por aberto agora perto de mim, 500% na usa de melhores avaliações. Em relação a influência na escolha do restaurante, Juliana destacou que impacta no Google a quantidade de avaliações, nota da empresa, informações completa do perfil, respostas as avalições negativas e localização. “Segundo dados do google, 41% dos clientes não confiam em empresa com nota inferior a 4,1 estrelas e exigem nota mínima de 4,6 estrelas. 96% dos clientes leem as avaliações antes da escolha do local, 44% leem mais de dez avaliações e 70% em avaliações positivas como negativas. O ideal é que os estabelecimentos respondam a 100% dos reviews que podem aumentar em 16,4% as conversões, mas infelizmente a taxa média de respostas no Brasil é de apenas 26%”, assegurou Juliana.
Ela deixou algumas dicas aos participantes como uso da inteligência artificial para transformar fotos em cardápios estruturados, incentive clientes satisfeitos a compartilhar aas avaliações e a importância da atualização de fotos e vídeos. “90% das pessoas tem mais probabilidade de visitar seu estabelecimento se você foto do cardápio digital; 42% mais direcionamento no mapa dos negócios que adicionam fotos e 35% mais cliques para os websites dos perfis que tem mais fotos”, concluiu Juliana.
Marco Túlio Quina
Marco Túlio Quina proferiu uma palestra agora há pouco no evento. O evento está acontecendo no Clube Recreativo União e Progresso em Urubici, na Serra Catarinense com promoção da ACIUR – Associação Comercial de Urubici. Tem 450 inscritos reunindo empresários, gestores públicos, profissionais de meios de hospedagem, restaurantes, agentes de viagens, atrativos, realizadores de eventos e prestadores de serviços turísticos. Marco Tulio Quina, que é especialista em gestão de custos na hotelaria, gerenciamento de projetos de hospedagem, entretenimento e A&B, abordou em sua palestra abordando o tema: O sucesso na hotelaria: Os caminhos e como tornar o hotel uma experiência memorável. Ele começou explicando a descrição clássica de um hotel com 8 p´s que são: Produto, produtividade, preço, palco, praça, pessoas, promoção e vendas e processos e padronizações. Todas essas soluções devem estar interligadas ao hotel criando condições para uma interação maior gerando muitos ganhos de produtividade, entrega dos serviços e a padronização. De forma bem didática, Quina explicou essas diferenças dos oito p´s que ainda continuam cada vez mais atual e imprescindível a hotelaria moderna.
Em seguida ele apresentou as soluções que as grandes redes hoteleiras tem realizada em busca de melhor prestação de serviços e isso inclui processos e padronizações, CRM Fidelização e controles e estratégias e uso cada vez mais intenso de ferramentas tecnológicas como o chatboot. Outro ponto importante que Quina destacou em sua palestra foi a busca cada vez mais constante dos hóspedes por experiências que podem incluir novos sabores, atividades memoráveis, vivências locais e até mesmo as experiências radicais. E como tempo e dinheiro andam cada vez mais juntos, Quina também apresentou tendências cada vez mais comuns usadas na hotelaria como: pacotes flexíveis, programação diversificada, tempo para descanso e eficiência de informações.
E para finalizar sua palestra, Quina deixou valiosas dicas aos presentes, principalmente para gestores de pequenos meios de hospedagem que podem ganhar vantagens muito competitivas com as grandes redes hoteleiras nacionais e internacionais usando regras como: mimos aos hóspedes, produtos e serviços diferenciados, formatação de pacotes, trabalhar produtos voltados com a preocupação da saúde, com a alimentação e estilo de vida tranquilo.
Fonte: Revista Hoteis
Leia também: Café de hotel realizado pela ABIH-SC será em Florianópolis em junho!